Chineses devem construir 4 trechos da Ferronorte

As relações econômicas entre Mato Grosso e China podem se estreitar nos próximos anos e trazer benefícios ao transporte ferroviário no Estado, se depender da carta de intenção entregue ao governador Silval Barbosa, nesta terça-feira (28), por um grupo de empresários do país asiático.


A carta prevê uma futura parceria entre o Governo do Estado e a empresa chinesa China Rail Construction Company (CRCC) para a construção de quatro trechos da Ferrovia Norte Brasil (Ferronorte). A ligação entre os governos de Mato Grosso e da China foi feita pela empresa de consultoria Asian Trade Link (ATL).


De acordo com presidente da ATL, Marco Polo Moreira, a reunião ocorrida na manhã desta terça, no gabinete do governador Silval Barbosa, no Palácio Paiaguás, é o ponto de partida para futuras decisões. Estamos analisando como será essa relação. Por isso, ainda não foram divulgados valores e nem de que forma será a participação de cada um nesse processo, afirmou.


O presidente também informou que Mato Grosso foi escolhido pela empresa chinesa para futuras negociações por ser uma das economias mais interessantes e emergentes do Brasil. O agronegócio, que capacita o Estado para expandir suas ferrovias, foi lembrado por Marco Polo.


Além de Mato Grosso, a CRCC, que é responsável por quatro mil quilômetros de trem-bala na China e até 2013 terá feito mais 12 mil quilômetros, segundo o presidente da ATL, também será a empresa responsável pelo trem-bala ligando o Rio de Janeiro a Campinas (SP).


Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, Mato Grosso recebeu a provável parceria com bons olhos.


O Governo recebe a empresa chinesa de braços abertos, será importante para melhorar a tecnologia que será utilizada na ferrovia e também para, futuramente, ampliar o transporte de cargas para o de passageiros também, completou.


Os quatro trechos da ferrovia que poderão ser beneficiados com a parceria entre China e Mato Grosso são: Rondonópolis – Cuiabá; Rondonópolis – Porto Velho (RO); Cuiabá – Santarém (AM); Alto Araguaia – Araguari (MG).


A ferrovia


Ferronorte, ou Ferrovia Norte Brasil, é uma empresa ferroviária criada pelo empresário Olacyr Francisco de Moraes, com o propósito de ligar Porto Velho (RO) e Santarém (PA), passando por Cuiabá, e interligando-se a Fepasa em Santa Fé do Sul (SP) e, a partir desta, atingindo o Porto de Santos.


A ferrovia é uma concessão federal, por 90 anos, inicialmente concedida para a empresa privada Ferronorte S.A..


A ideia da construção de uma ferrovia interligando o Centro-Oeste ao Sudeste do País foi proposta por Euclides da Cunha, em 1901.


Em 1975, Vicente Vuolo, pai de Francisco Vuolo e então deputado federal por Mato Grosso, apresentou projeto de lei para inclusão no Plano Nacional de Viação de ligação entre São Paulo e Cuiabá.


O traçado da nova ferrovia partiria de Rubinéia (SP), passando por Aparecida do Taboado (MS), Rondonópolis e atingiria Cuiabá, conforme a Lei 6.346 de 6 de julho de 1976.


Em 19 de maio de 1989, foi assinado o contrato de concessão da ferrovia, e após inúmeros adiamentos, foram iniciadas as obras do trecho Santa Fé do Sul (SP) – Alto Araguaia, em 1991. Estas foram concluídas em 1998, quando o trecho passou a entrar em operação.
Foi criada em julho de 1998, a holding Ferropasa, empresa que controlava as ferrovias Ferronorte e Novoeste. Em novembro de 1998, a Ferropasa fez parte do grupo vendedor do leilão da Malha Paulista (ex-Fepasa), que passou a ser denominada Ferroban.


Posteriormente, foi criada a holding Brasil Ferrovias, que congregava a operação da Novoeste, Ferronorte e Ferroban.


Em 2006, o controle do Grupo Brasil Ferrovias foi assumido pela América Latina Logística e a Ferronorte passa a ser nomeada como América Latina Logística Malha Norte S.A., após aprovação em 6 de agosto de 2008 pela ANTT (Deliberação 289/08). Ela é responsável por parte do escoamento de parte da soja produzida no Oeste do País.


LEIA TAMBÉM:


Empresa chinesa pretende investir em ferrovias em MT

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0