A Viridity Energy anunciou que recebeu um fundo da Autoridade de Desenvolvimento de Energia da Pensilvânia para projetar um sistema que transforme a energia liberada pelos freios dos trens entrando nas estações em energia elétrica.
O sistema irá coletar a energia em uma grande bateria instalada na linha Market-Frankford, que tem 28 estações em quase 21 km de extensão. A energia armazenada será utilizada para abastecer os próprios trens quando eles deixarem a estação e também retornar energia para a rede. De acordo com Audrey Zibelman, CEO da Viridity, o projeto se trata essencialmente de uma microrede elétrica, integrada com a rede de transmissão e operando para otimizar e proporcionar maior eficiência e economia para o sistema de metrô da Filadélfia.
O site CNET explica que a bateria poderá, inclusive, gerar algum rendimento financeiro para a SEPTA, a empresa que administra o sistema metroviário da Pensilvânia. A utilização da energia da bateria pode ajudar em outras partes da rede elétrica, diminuindo os custos de operação.
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O sistema deve entrar em atividade no primeiro semestre de 2011 e deve reduzir bastante os gastos de operação da linha, já que quando os trens utilizarem a energia da bateria para deixarem a estação, a energia da rede será cortada.
A SEPTA estima que pode economizar até U$ 500 mil por ano, cerca de R$ 850 mil, com a instalação do sistema, deixando ainda os metrôs mais “verdes”.
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