Lula inaugura trecho da Ferrovia Norte-Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Tocantins amanhã (21), às 14 horas, no Pátio Multimodal de Palmas/Porto Nacional para inaugurar mais um trecho concluído da Ferrovia Norte-Sul. Lula, acompanhado do diretor-presidente da Valec, José Francisco das Neves, inaugura desta vez o trecho de 256 quilômetros, que liga o Pátio Multimodal de Colinas do Tocantins ao Pátio Multimodal de Palmas/Porto Nacional, localizado a 20 quilômetros da Capital. Foram investidos recursos na ordem de R$ 821 milhões na construção do trecho. Gaguim confirmou nesta sexta que o presidente Lula gravou para o programa eleitoral do peemedebista.


Segundo informações da Valec, antes da solenidade de inauguração do novo trecho da Norte-Sul, o presidente irá sobrevoar de helicóptero um trecho da obra e depois percorrer 8 km da estrada em uma locomotiva, até chegar ao local da solenidade.


O governador Carlos Gaguim, que irá acompanhar o presidente apenas durante as visitas, destaca que, além de promover a integração de transporte, a Norte-Sul irá gerar inúmeros benefícios sociais. “A construção da ferrovia gera divisas para o Estado, abrindo novas vagas de trabalho e fortalecendo o comércio por onde passa. Isso tudo significa mais melhorias para vida do nosso povo”, enfatizou.


Talismã


O presidente visitará ainda, um trecho em obras da Norte-Sul localizado nas imediações da divisa entre os estados de Goiás e do Tocantins, no município de Talismã, onde Lula também fará uma visita à fábrica de dormentes da TIISA e percorrerá, de trem, um trecho de 17 km, até chegar à divisa, onde terá um encontro com lideranças e autoridades dos dois Estados.


Trechos


O trecho entre Colinas e Palmas, iniciado em março de 2007, vai do córrego Riacho Fundo, a 10 km ao sul do Pátio de Colinas, ao Pátio de Palmas/Porto Nacional. Foram investidos recursos na ordem de R$ 821 milhões. Para o trecho que vai de Aguiarnópolis, divisa entre os Estados do Maranhão e Tocantins, até Palmas, num total de 504 km construídos no governo do presidente Lula, os investimentos foram na ordem de R$ 1,63 bilhões.


O trecho de 139 km que vai do Ribeirão Tabocão até o pátio multimodal de Palmas/Porto Nacional, foi concluído no final de agosto, devendo agora passar pelos ajustes necessários para o início da operação comercial. A Vale detém a subconcessão para explorar todo o trecho já concluído da ferrovia, de 719 km, que vai de Açailândia (MA) a Palmas (TO). Até o final do ano, a VALEC pretende entregar ao país, totalmente concluído, todo o percurso do projeto original da Norte-Sul, num total de 1.574 Km, entre Açailândia – MA e Anápolis – GO, com a finalização das obras no trecho de 855 km da Norte-Sul, que ainda está em obras, entre Palmas e Anápolis.


Presenças


Além do presidente Lula e do governador Carlos Henrique Gaguim, participarão da solenidade o governador de Goiás, ministros, senadores e deputados dos estados beneficiados com o projeto, além de prefeitos das cidades da região.


Trechos concluídos


– De 1987, quando se iniciaram as obras de construção da Ferrovia Norte-Sul, a 1989, no governo Sarney, foram construídos 95 km de estrada, ligando as cidades de Açailândia e Imperatriz, no Maranhão.


– De 1995 a 2002, no governo Fernando Henrique, foram construídos 120 km, ligando Imperatriz a Aguiarnópolis (TO).


– No governo do presidente Lula, a Ferrovia Norte-Sul passou a ter grandes avanços e um ritmo bem mais acelerado em suas obras. Ao todo, já foram construídos 504 km, de Aguiarnópolis a Palmas, no Tocantins, e outros 855 km, entre Palmas e Anápolis, em Goiás, estão em obras, com conclusão prevista para o final de 2010. No trecho já concluído, os pátios multimodais começam a ser ocupados por grandes empresas, interessadas nas facilidades e economia do transporte ferroviário.


Trechos em obras


– Entre Guaraí e Palmas, cujo trecho é de 139 km, as obras foram finalizadas em agosto.


– Do Pátio Multimodal de Palmas, onde mais de uma dezena de grandes empresas estão se preparando para implementar suas estruturas de armazenagem e carga e descarga de produtos como etanol, fertilizantes, minérios e grãos, até o Córrego Jaboti, a 100 km ao sul do pátio, as obras já estão também bastante adiantadas, com conclusão prevista para outubro próximo.


– Do Córrego Jaboti ao Córrego do Chicote, a 65 km ao sul do Pátio de Gurupi, são mais 211 km de estrada em andamento, com conclusão prevista para dezembro de 2010.


– Do Córrego Chicote ao Rio Canabrava, já em Goiás, são mais 65,8 km em construção, com previsão de entrega para outubro de 2010.


– Do Rio Canabrava à GO 244, em Porangatu, Goiás, são 51,5 km, com o trecho já contando com mais de 80% das obras realizadas, com término previsto para setembro de 2010.


– Da GO 244 à GO 239, em Mara Rosa, o trecho de 75,8 km foi iniciado em dezembro de 2009 e será concluído em outubro de 2010.
– De Mara Rosa ao Pátio de Uruaçu, as obras foram iniciadas em junho de 2009 e serão finalizadas em outubro de 2010, num trecho de 71 km.


– Do Pátio de Uruaçu ao Pátio de Santa Isabel, o trecho de 105 km já conta com cerca de quase 50% das obras realizadas, com previsão de conclusão para outubro de 2010.


– De Santa Isabel até o Pátio de Jaraguá são mais 71 km, cujo trecho já conta com 55,5% das obras realizadas, devendo estar concluído também em outubro de 2010.


– Do Pátio de Jaraguá a Ouro Verde são mais 53 km, cujas obras foram iniciadas em dezembro de 2009 e serão concluídas em outubro de 2010.


– De Ouro Verde a Anápolis, o trecho de 39 km já está com as obras bem adiantadas, restando apenas o assentamento dos trilhos, o que deverá ser concluído já em agosto de 2010.


– No trecho de Anápolis até o Porto Seco, onde a Norte-Sul se conectará com a Ferrovia Centro-Atlântica, os 12 km da ferrovia já estão com quase 100% das obras realizadas, devendo ficar prontos em agosto de 2010.

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