A população poderá conhecer sexta-feira (01/10), às 14 horas, na Estação João Felipe, o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai operar na Região Metropolitana de Fortaleza. O VLT ficará exposto até domingo (03/10). Neste período, os usuários poderão visitar a composição e também assistir a palestras educativas sobre a importância do sistema ferroviário e a conservação dos trens.
O VLT é uma espécie de metrô de superfície urbano ou suburbano de passageiros, mais leve que outros sistemas de transporte ferroviário. O modelo exposto na Estação João Felipe é o VLT – Móbile 4 formado por quatro carros e com capacidade de transportar 766 passageiros. O contrato com a empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri, prevê a entrega de mais cinco VLTs.
Atualmente, o Metrô do Cariri já opera com VLTs também fabricados pela Bom Sinal. A fabricação destes equipamentos para o Metrô do Cariri estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970. Em operação, os VLTs vão propiciar ao usuário muito mais conforto e segurança nas viagens. Os carros são climatizados. Cada sistema tem vida útil superior a 30 anos e, se comparados com outros modais de transportes, como o metrô, têm investimento mais baixo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar