A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), vinculada ao Ministério das Cidades, abriu concorrência para a contratação da execução das obras civis da ligação por via elevada entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho e a linha 1 do Sistema Trensurb por meio de aeromóvel. A decisão está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
A concorrência para a contratação das obras será realizada sob a modalidade de menor preço. As propostas serão recebidas no dia 9 de dezembro deste ano, na sede da Trensurb, na capital gaúcha.
O sistema aeromóvel, com tecnologia nacional, é constituído por veículos suspensos, impulsionados a ar. Conforme informações do Ministério das Cidades, o trajeto terá 944 metros e terá duas estações de embarque, com percurso em 90 segundos. A linha contará com dois veículos, um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300 pessoas. Há previsões de que a linha entre em operação no segundo semestre do próximo ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Dados do Ministério das Cidades indicam que todo o projeto receberá investimentos de R$ 29,9 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa de 2014. No começo de setembro, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, esteve em Porto Alegre para assinar o contrato do projeto. O contrato entre a empresa Aeromóvel do Brasil S.A., que vai fornecer os veículos, e a Trensurb, já foi firmado. Uma linha experimental do aeromóvel funciona na avenida Loureiro da Silva, em Porto Alegre, desde 1983.
Seja o primeiro a comentar