A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), por meio de César Dias, chefe de gabinete da presidência, encaminhou ofício ao deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), presidente do Parlasul (Parlamento do Sul) – entidade que congrega as assembleias legislativas de MS, PR, SC e RS –, parabenizando o esforço do órgão em defender a implantação da Ferrosul (Ferrovia da Integração Sul).
César frisa que a ANTT tem acompanhado as ações dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em ampliar a malha ferroviária da região Sul e esclarece que a agência, juntamente com o Ministério dos Transportes e a Valec-Engenharia, estão analisando a possibilidade de a Ferrosul ser implantada logo.
No dia 18 de novembro do ano passado, Picarelli entregou aos governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) carta de intenções em defesa da implantação da Ferrosul, que ligará Mato Grosso do Sul aos estados da região Sul.
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Durante o evento, o presidente do Parlasul Picarelli enfatizou a importância da ferrovia para os quatro estados e lembrou que a iniciativa partiu de uma reunião ocorrida em Florianópolis (SC), quando o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ivar Pavan (PT), apresentou a proposta ao presidente do Parlasul.
Na carta há informações sobre a importância do sistema ferroviário no processo de integração do Sul do país para a articulação do transporte nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também é citada que a infraestrutura existente na região Sul é onerosa e insuficiente para dar conta dos altos volumes de importação e exportação.
Ainda de acordo com a carta, a expansão dos trilhos da Ferroeste, em bitola mista – larga e métrica – ligaria Guarapuava a Paranaguá, Cascavel a Maracaju, Cascavel a Foz do Iguaçu e Cantuquiriguaçu a Chapecó. Isso significaria a expansão ferroviária para o Rio Grande do Sul até o Porto de Rio Grande no processo de integração do sistema ferroviário.
A carta foi entregue aos governadores André Puccinelli (PMDB), Roberto Requião (PMDB-PR), Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Yeda Crusius (PSDB-RS). André ressaltou que a implantação da Ferrosul será de extrema importância para baratear o transporte e escoamento da produção agrícola dos quatro estados.
Exército – O Exército brasileiro poderá reforçar as tropas de mão-de-obra para a construção da Ferrosul, que terá como base física a linha existente da Ferroeste e os novos trechos em projeto da empresa ligando os quatro estados.
Como aconteceu com a linha da Ferroeste, os militares seriam gestores da construção das linhas da Ferrosul, a fim de concluir as obras até 2013. Com previsão de somar 2,59 mil quilômetros, a empreitada deverá demandar investimentos entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões.
“O sonho está se tornando realidade. Viajaremos de trem por belas regiões até o litoral”, explica Picarelli, que também foi o interlocutor para a implantação do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento Econômico) em Mato Grosso do Sul e que antes só funcionava na região Sul
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