Brasil pode ter intercâmbio ferroviário com China

Deputados da Comissão de Viação e Transportes reafirmaram nesta terça-feira, em reunião com representantes do Ministério das Ferrovias da China, apoio ao acordo de cooperação técnica entre os dois países no setor ferroviário.


O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Ferroviário, deputado Jaime Martins (PR-MG), destacou que o acordo permitirá o intercâmbio de técnicos brasileiros e chineses para conhecer a tecnologia utilizada em cada país. “O Brasil só tem a ganhar com a possibilidade de herdar uma tecnologia elogiada em todo o mundo”, disse.


Segundo Martins, o termo de cooperação está sendo discutido há mais de dois meses entre o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o governo chinês. A expectativa do deputado é de que o texto seja assinado pela presidente eleita Dilma Rousseff ainda no primeiro semestre de 2011. “Existe a possibilidade de a nova presidente visitar a China em abril do ano que vem, ocasião ideal para firmar o convênio”, afirmou.


O intercâmbio de tecnologia ferroviária entre Brasil e China deve prever a troca de experiências na construção do Trem de Alta Velocidade (TAV) e de outros projetos de transportes de passageiros sob trilhos.


Em 2011, segundo dados apresentados pela comitiva, a China terá mais de 12 mil quilômetros de trem-bala. Mais que o dobro implementado em países como Espanha, Japão, Coreia do Sul, Alemanha, França e Itália.


Trem-bala


O adiamento da licitação do trem-bala brasileiro também foi discutido na reunião. O leilão, que ocorreria em 16 de dezembro, foi remarcado para 29 de abril de 2011. A nova data para a entrega de propostas foi agendada para 11 de abril do ano que vem.


A comitiva foi questionada pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) sobre os empecilhos existentes na atual licitação para a participação da China no projeto. O representante do Ministério das Ferrovias da China Wang Jiangou argumentou que um dos problemas é o custo total do projeto, estimado pelo governo brasileiro em R$ 33 bilhões, valor considerado pelos chineses aquém do necessário para a construção dos trechos Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas. “Trabalhamos com a previsão de gasto entre R$ 40 bi e R$ 50 bi”, ressaltou.


A reunião contou com a presença do presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Milton Monti (PR-SP); do relator da subcomissão especial que trata do transporte de passageiros sobre trilhos nas regiões metropolitanas, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG); dos representantes do governo chinês Wang Jiangou e Liang Jianzhong; e do representante da construtora chinesa China Railway Civil Construction Corporation (CRCC) Roberto Jiang.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Agência Câmara

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*