Curitiba dá inicio a licença ambiental para metrô

O EIA-RIMA foi entregue pela empresa contratada para o serviço (Ecossistema Consultoria Ambiental) no dia 30 de setembro e, após análise do Ippuc, os documentos retornaram à empresa para que fossem feitos os ajustes necessários.


A partir da entrega dos documentos finais ao Ippuc, eles serão encaminhados à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde começará o processo de licenciamento ambiental do metrô. A conclusão do EIA-RIMA garante o cumprimento de mais uma meta do Contrato de Gestão do IPPUC.


Depois que a Secretaria do Meio Ambiente receber o EIA-RIMA, a documentação será analisada por um grupo de trabalho formado por técnicos das Secretarias do Meio Ambiente, Obras Públicas e URBS (Urbanização de Curitiba S/A).


A partir do recebimento, os interessados também poderão fazer consultas e questionamentos, antes da audiência pública, que deverá acontecer no início de 2011. As consultas poderão ser feitas pessoalmente, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (avenida Manoel Ribas, 2727 – Mercês).


Além disso, o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente será disponibilizado pela internet, depois que a Secretaria do Meio Ambiente confirmar o recebimento do documento. Os procedimentos relacionados ao EIA-RIMA do metrô seguem as mesmas normas estabelecidas pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) para qualquer empreendimento que necessite de licença ambiental.


Já os estudos e projetos de engenharia contratados pela Prefeitura em parceria com a CBTU, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (empresa de serviços de transporte ferroviário de passageiros ligada ao Ministério das Cidades) foram entregues ao Ippuc no dia 17 de julho. Também neste caso, foram necessários ajustes, concluídos no dia 19 de outubro.
Os estudos e projetos de engenharia já têm auxiliado a Prefeitura nas negociações com o governo federal para garantir a implantação do novo modal de transporte na Rede Integrada de Transporte, a RIT. No Brasil, a implantação de linhas de metrô tem a participação financeira do Governo Federal.


Metrô curitibano


A Linha Azul, nome dado à primeira linha de metrô em Curitiba, vai substituir os biarticulados do sistema expresso nos eixos norte e sul. O metrô passará por baixo da canaleta. E onde hoje passam os ônibus desses eixos, como nas avenidas República Argentina, João Gualberto e Paraná, a canaleta será transformada num grande espaço para a convivência dos cidadãos, com calçada, iluminação adequada e ciclovia. A Linha Azul terá cerca de 22km de extensão.

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Fonte: RPCTV

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