Obras da variante de Camaçari

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assinou nesta segunda-feira, 22 de novembro, a ordem de serviço para as obras de construção da variante ferroviária entre o pólo petroquímico de Camaçari e o Porto de Aratu, na Bahia. A variante é uma linha que retifica e melhora o traçado existente. A obra irá desviar o trajeto da linha férrea, que hoje passa dentro do município de Camaçari, e reduzirá em 15 km o percurso entre o Pólo e o Porto. Hoje, o tempo deste percurso é de mais de uma hora e quando a linha estiver pronta será de 19 minutos. Isso será possível com a eliminação de conflitos com o tráfego urbano. Além disso, o novo trecho vai ter rampas menos íngremes e curvas mais largas.


A obra deve estar pronta em 18 meses está estimada em R$ 99,6 milhões. Serão feitas nove obras de arte especiais, incluindo passagens inferiores, uma ponte e um viaduto. O consórcio vencedor da licitação foi o Cowan – Cotrin.


Camaçari é responsável por 30% do PIB baiano e exporta US$ 2,3 bilhões por ano. Com um faturamento anual de R$ 35 bilhões, o pólo é o principal gerador de carga ferroviária no estado, com 6.400 toneladas circulando diariamente. Cerca de 4 mil toneladas deste montante são de produtos perigosos e tóxicos.

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