A Prefeitura de São Paulo deve divulgar até o fim da tarde desta terça-feira (9), em consulta pública, a minuta dos editais para a contratação da empresa que será responsável por substituir linhas ferroviárias de superfície da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) por um sistema subterrâneo. Com a realização do projeto, seria possível, segundo a Prefeitura, efetuar a demolição do Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão.
O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, durante um seminário realizado pela Associação Comercial de São Paulo para discutir as duas primeiras operações, Lapa/Brás e Mooca /Vila Carioca, anunciadas anteriormente neste ano. Segundo ele, a minuta do edital ficará disponível para consulta pública no site da secretaria. Pela legislação, ela deve ficar disponível por 30 dias para que o edital de licitação seja lançado.
A minuta dos editais de outras duas operações urbanas também estará disponível nesta terça: a operação Mooca /Vila Carioca e Rio Verde/Jacu. Com a primeira estão previstos trabalhos de descontaminação de terrenos, criação de um grande parque público e implantação de monotrilho. A Rio Verde/Jacu pretende completar as obras da extensão da Avenida Jacu-Pêssego e criar um pacote de incentivos fiscais para criação de uma mega zona industrial na região.
Após a consulta pública, será lançado o edital para a contratação da empresa. Com a realização do projeto, será necessário fazer uma nova licitação para a contratação da empresa responsável por realizá-lo.
O prefeito Gilberto Kassab espera que ainda em 2011 possa ser lançada essa licitação. “É um processo que deve ser desenvolvido e encaminhado com muito cuidado, se trata de algo que vai transformar regiões importantes da cidade de São Paulo”, disse Kassab, que não quis estimar um prazo para a conclusão das obras. “São projetos com uma dimensão muito grande, que vão necessitar de investimentos bastante expressivos, mas muito possivelmente a parte mais importante vinda da iniciativa privada.”
Os projetos, além de preverem as obras, visam a revitalização dos bairros próximos, gerando novos negócios. No caso da operação Lapa/Brás, 12 km de linhas da CPTM seriam enterrados, transformando seu atual local de ocupação em uma avenida com calcadas largas e ciclovia. Essa nova via seria uma alternativa para os veículos que atualmente utilizam o Minhocão – possibilitando sua derrubada.
“No momento em que você faz o enterramento da linha férrea você tem a oportunidade de trabalhar com a demolição do Minhocão e portanto a ocupação dessas áreas, integrando essas linhas com a rede de Metrô, para que haja uma expansão extraordinária”, disse o prefeito, que ainda não garantiu a demolição do elevado. “É muito difícil fazer qualquer prognostico. Primeiro é preciso ter o projeto para que saibamos que isso é possível.”
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