Agora é oficial. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou a desativação do Ramal Ferroviário, trecho entre a Rodovia do Açúcar e o terminal da Paulista. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 22 de novembro.
Conforme Resolução 3.602/2010, a ANTT autorizou a desvinculação do trecho conhecido como “Ramal Piracicaba”, considerando pedido da América Latina Logística (ALL). Com esta decisão, confirma-se a posse do trecho para o município de Piracicaba, como defendido pelo procurador-geral Milton Sérgio Bissoli.
Segundo o procurador, a ANTT entendeu que este trecho passou para “bem não operacional”, porque não é mais necessário ou não se tem interesse na prestação de serviços públicos de transporte ferroviário. “Foi isso que defendemos desde o início, quando se questionou a posse do imóvel”, falou Bissoli.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O secretário de Governo, José Antonio de Godoy, participou do processo de discussão da posse junto à Polícia Federal e também com a ANTT e a ALL. Godoy enfatizou que, a partir da desativação do ramal, o trecho voltou para o município, que tem interesse em assumir esta faixa de domínio.
O secretário de Obras, Arthur Ribeiro, explicou que a Procuradoria-Geral já encaminhou à PF a Resolução da ANTT, confirmando a posse do trecho ferroviário entre a Rodovia do Açúcar (Km 114) até o pátio ferroviária de Piracicaba (km 123). Sobre o reinício da Avenida Nova Higienópolis, que seguirá parte do trajeto da linha, Arthur disse que deverá acontecer nos próximos dias, para isso, a empresa vencedora da licitação já foi convocada para uma reunião na próxima semana, quando será elaborado o novo cronograma dos serviços.
Seja o primeiro a comentar