O setor ferroviário aposta na retomada do crescimento, e a previsão para os próximos anos é de novo recorde na produção de vagões de carga. A referência de sucesso do setor é a década de 1970, que abrigou planos de desenvolvimento econômico do País e teve produção de 36 mil vagões de cargas. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, espera conseguir nos próximos dez anos uma produção que chegue a 40 mil unidades. O Brasil está investindo muito em infraestrutura, e o crescimento da malha ferroviária pode puxar a maior produção desde a década de 1970, afirma o executivo.
A produção de vagões de carga neste ano deve superar o fraco desempenho de 2009, quando foram produzidas apenas 1,022 mil unidades. O ano de 2010 deve fechar, segundo a Abifer, com 2,3 mil vagões manufaturados. As previsões para 2011 são ainda mais otimistas: de acordo com a entidade, a produção nos próximos doze meses deverá atingir a marca dos três mil vagões.
Para sustentar este ritmo de crescimento, o setor tem pleiteado junto ao governo a prorrogação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem previsão para ser encerrado em março próximo. A intenção da entidade é conseguir essa prorrogação até o final de 2011.
Para conseguirmos manter o nível de crescimento sem perder força precisaríamos da continuidade do PSI até pelo menos o final de no que vem, afirma o executivo da Abifer.
Passageiros
Com a previsão da ampliação da malha ferroviária de São Paulo, o setor espera que ao menos quatro mil carros de passageiros sejam produzidos até 2020. Para a próxima década, esperamos um aumento significativo das linhas férreas em São Paulo, explica o presidente da entidade.
De acordo com ele, a extensão das linhas, que atualmente é de 29 mil quilômetros, deve chegar a 41 mil quilômetros de extensão até 2020.
A produção de carros ferroviários de passageiros teve um resultado aquém do esperado este ano, apesar de ter conseguido equilibrar os pedidos do mercado interno e as exportações.
As vendas ao mercado externo neste ano mantiveram um índice na casa de 10%. O setor deverá fechar 2010 com a produção de 421 carros para passageiros, dos quais 41 deverão ser exportados.
O desempenho ficará um pouco abaixo do resultado do ano passado, quando foram produzidos 434 desses carros, dos quais foram exportadas 374 unidades.
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