MPF pede que União assuma trens de Salvador

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) ingressou com uma ação judicial pedindo que a Prefeitura do Salvador devolva, imediatamente, as gestões dos trens do subúrbio e a administração do Metrô para a União e à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Os procuradores da república responsáveis pelo processo concluíram que a prefeitura não dispõe de “experiência administrativa” e “capacidade financeira” para gerir os sistemas ferroviário e metroviário da cidade.


A situação dos trens do subúrbio é considerada a mais grave pelo péssimo estado de conservação do sistema. “A despeito dos vultosos repasses de verbas federais” para a prefeitura realizar obras de reabilitação e o custeio operacional dos trens entre os bairros da Calçada e Paripe, a ferrovia está à beira do colapso, segundo relata a Ação Civil Pública movida pelos procuradores da república Wilson Rocha de Almeida Neto e Danilo Pinheiro Dias.


A Prefeitura do Salvador recebeu o montante total de R$ 34,9 milhões do governo federal para manter a ferrovia, entre os anos de 2005 e 2010. Mas o estado de degradação já interditou parcialmente o funcionamento e os procuradores alertam para os riscos de acidente, inclusive com vítimas. O sistema de trens do subúrbio atende atualmente cerca de 12 mil pessoas por dia, mas já atendeu mais de 20 mil, segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários e Metroviários da Bahia (Sindiferro).Os procuradores ajuizaram a ação na 1ª Vara Federal da Bahia no último dia 29, pedindo, liminarmente, que o Governo Federal e a CBTU assumam a gestão dos trens do subúrbio e Metrô de Salvador. No processo, os membros do MPF-BA solicitam a nulidade do convênio firmado em 24 de setembro de 2005, com a transferência do sistema ferroviário da CBTU para a Companhia de Transporte de Salvador (CTS), empresa do governo municipal.


Segundo os procuradores, a transferência dos trens para a CTS foi uma condição exigida pelo governo federal para liberar recursos financeiros para o Metrô da capital baiana (trecho de 6 km Lapa-Acesso Norte).


A empresa de transporte municipal assumiu a administração, a operação e manutenção da ferrovia. A CTS recebeu ainda R$ 32 milhões em ações ordinárias do capital social da CBTU e também herdou todo o seu quadro de funcionários.


No ato do convênio, foi pactuado que a CTS receberia R$ 24 milhões para reabilitação do trecho Calçada-Paripe, além de um total de R$ 12 milhões divididos em três parcelas semestrais de R$ 4 milhões para custear o déficit operacional do sistema ferroviário, já que o sistema era deficitário.


O outro lado – O prefeito João Henrique foi procurado através de sua assessoria de imprensa, mas preferiu não se pronunciar. O secretário de comunicação Diógo Tavares informou que a prefeitura não tinha sido notificada judicialmente, até este domingo.


Segundo ele, o governo municipal só irá se manisfestar sobre os pedidos do MPF-BA depois que tiver conhecimento do teor da ação civil ajuizada na Justiça.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*