O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará hoje em Petrolina de Goiás para lançar obra do trecho da Ferrovia Norte-Sul que sai de Ouro Verde, em Goiás, a Estrela do Oeste, em São Paulo. O presidente estará em Petrolina às 14h30. A nova extensão da ferrovia tem 667 quilômetros e o custo da obra é de aproximadamente R$ 2,3 bilhões. Segundo o presidente da Valec, José Francisco das Neves, as obras começam imediatamente.
O trecho da ferrovia, cuja obra será lançada pelo presidente, vai beneficiar todo o Sudoeste goiano, passando por municípios como Santa Helena, Rio Verde, Quirinópolis e São Simão, que fazem parte de uma região agrícola e agroindustrial que está entre as mais desenvolvidas do País em termos de tecnologia e produtividade. Com a construção deste ramal, a ferrovia alcançará a hidrovia do Paranaíba-Tietê-Paraná, atingindo os portos do Sudeste e países da América do Sul.
José Francisco das Neves afirma que foi no atual governo que a Ferrovia tomou corpo. “Durante o governo Sarney, foram construídos 100 km, no de FHC, 115 km e no de Lula, 1,1 mil km”, garantiu ao destacar que o Governo de Goiás tem participação decisiva em todo o processo de implantação do trecho goiano. Goiás criou grupos de trabalho com o objetivo de discutir e propor medidas, projetos e programas de desenvolvimento em toda a área de influência da via férrea. Hoje, em Goiás, a Ferrovia Norte-Sul sai da divisa com Estado do Tocantins e alcança o município de Ouro Verde.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar