O governador Sérgio Cabral enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa (Alerj), solicitando autorização para o estado fazer empréstimo de US$ 600 milhões com o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). O dinheiro, de acordo com a mensagem do governador, será aplicado no Programa Estadual de Transportes 2 (PET 2), especialmente na melhoria do sistema ferroviário da Região Metropolitana.
Segundo o governador, o PET 2 visa preparar o estado e a capital para a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O governo estadual assumiu o compromisso de comprar, até 2015, 120 trens elétricos novos para as linhas de subúrbio da Região Metropolitana. O estado já comprou 20 trens de última geração, com ar condicionado, que já estão em operação desde dezembro de 2007. Até 2012 outras 30 unidades semelhantes estarão em operação. Com este novo empréstimo serão comprados mais 60 trens.
O estado pagará o financiamento no prazo médio de até 18 anos, com juros de 0,28% a 1,15%. Cabral pediu à Alerj urgência para votação do projeto. A proposta deve ser analisada pelo plenário antes do fim do ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar