[galeria]Galeria[/galeria]
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM), por meio do secretário adjunto João Paulo de Jesus Lopes, realizou no dia 23/12 uma vistoria técnica do carro automotriz conhecido como “Litorina”, na estação Luz da CPTM, em São Paulo. O veículo, fabricado em 1962 pela The Budd Company, integrou uma frota de carros que prestavam serviços de luxo para a rota São Paulo – Rio de Janeiro nos anos 1960/70, e está sendo revitalizado para ser utilizado no Expresso Turístico paulista, que atualmente possui três trajetos: Luz-Paranapiacaba, Luz-Jundiaí e Luz-Mogi das Cruzes.
A reforma do carro automotriz – que comporta 58 passageiros – está sendo feita pela MGE, da Progress Rail, e tem previsão de conclusão para fevereiro de 2011. Motor, truques e freios foram restaurados; os sistemas elétricos, de áudio e ar-condicionado são novos; e sistemas de sinalização e comunicação de bordo foram implantados. Além disso, a CPTM substituiu bancos, pisos, janelas, persianas e revestimentos do veículo, de forma a ser totalmente restaurado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, acompanhou a vistoria e afirmou que a revitalização do carro para o Expresso Turístico é mais do que uma questão de lazer. “Ao trazer o Expresso de volta, trazemos a mensagem de que o trem está voltando para ficar, retomando a pujança do setor ferroviário”, afirmou. O secretário adjunto, João Paulo Lopes, também ressaltou a importância do transporte de passageiros sobre trilhos e dos trens regionais: “Além de ser um meio de transporte, é um eixo de desenvolvimento. Você começa a facilitar o crescimento das indústrias no interior, trazendo as pessoas para mais perto da capital”.
Seja o primeiro a comentar