A América Latina Logística (ALL) está investindo R$ 1 milhão em melhorias na infraestrutura de seu pátio de manobras em Araraquara. Estão sendo colocados 2,6 mil metros de trilhos e dois mil dormentes. A previsão é de que as obras sejam concluídas em fevereiro e o objetivo é ampliar a capacidade de recebimento de novas composições.
Segundo informações da assessoria de imprensa da ALL, as melhorias darão mais dinamismo ao pátio de manobras, pois facilitará a manutenção e a formação das composições que seguem no sentido do Porto de Santos ou do Alto Araguaia. Em 2010, o pátio de Araraquara recebeu 18 composições por dia. Este ano, deve receber, em média, 20 composições ao dia.
A ALL lembra que, mesmo com a construção do novo contorno ferroviário – previsto para entrega em dezembro –, a empresa precisa investir na malha ferroviária para atender à demanda do mercado. A ALL precisa investir em adequações e continuar a manutenção diária dos trilhos que cortam Araraquara, para evitar acidentes e manter a qualidade dos serviços, explicou nota da assessoria de imprensa.
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Quando a mudança do contorno for concluída, o pátio de manobras da ALL deve ser transferido para o Distrito de Tutoia. Segundo a empresa, os investimentos para expandir o volume modal ferroviário são de aproximadamente R$ 700 milhões ao ano.
Projeto com a Cosan
Diante do cenário de crescimento e novas parcerias, a ALL firmou, no início de 2009, uma parceria com a Rumo Logística, empresa controlada pelo grupo Cosan, que prevê investimentos de R$ 1,2 bilhão na malha ferroviária da empresa com o objetivo de fortalecer o modal no transporte de açúcar no Brasil. Do montante, R$ 535 milhões serão para duplicar, ampliar e melhorar a via permanente e pátios do corredor ferroviário Bauru-Santos; R$ 435 milhões para aquisição de 50 locomotivas e 729 vagões; e R$ 206 milhões para construção e ampliação de terminais no interior do Estado e no porto de Santos. Esses investimentos constituem um dos maiores planos de investimento privado em infraestrutura no Brasil, em especial no Estado de São Paulo, destaca a Cosan.
Em contrapartida, a ALL deverá efetuar a prestação do serviço de transporte, garantindo um volume mínimo acordado e a prática de tarifas competitivas em relação ao modal rodoviário, além da gestão das obras.
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