O bilhete de papel está sendo substituído pelo smart card, cartão que dispensa o uso da tarja magnética. Ele faz a transmissão de dados com os terminais sem necessidade de contato. A tecnologia é a mesma do cartão usado pela Fácil, que não precisa ser inserido na catraca. O smart card tem vida útil de cinco anos.
Informações e cadastro
Pelo site www.metro.df.gov.br. Atendimento ao usuário do Metrô-DF: 3353-7373
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Usos diversos
Conheça os tipos de cartões do novo sistema de bilhetagem:
Estudante
Os menores de idade deverão comparecer acompanhados dos responsáveis para tirar a foto que será impressa no novo cartão.
Múltiplo
Quem já tem o cartão múltiplo pode fazer a troca pelo novo nas bilheterias, onde será feita a transferência de créditos. Qualquer passageiro que quiser fazer parte do novo sistema pode fazer o cadastro no site do Metrô DF, pagar o boleto referente aos créditos requeridos e retirar o cartão nas bilheterias. A recarga poderá ser feita nos totens de autoatendimento, sempre após o pagamento do boleto gerado on-line.
Vale-transporte
Os empregadores farão o cadastro no site do Metrô-DF, onde também efetuarão a compra dos créditos. Os cartões poderão ser retirados no Centro Administrativo e Operacional da companhia, e recarregados nos totens das estações, pelos próprios usuários.
Gratuidade e idoso
O cadastro dos portadores de necessidades especiais deve ser feito na Secretaria de Justiça. Os idosos podem fazer a troca pelo cartão novo a partir de março — por enquanto ele pode usar o cartão antigo ou a Carteira de Identidade. O Metrô DF manteve os dados dos usuários já registrados no outro sistema, que só precisarão renovar o cadastro.
Unitário
Funciona exatamente como o bilhete de papel. Pode ser adquirido antes do embarque nos trens, mesmo sem cadastro, mas só pode ser usado uma vez.
Seja o primeiro a comentar