Lá se vão 11 anos desde que os hamburguenses começaram a ouvir falar sobre a expansão da Linha 1 do Trensurb.
No meio do caminho, uma série de entraves jurídicos, até que em fevereiro de 2009 a então ministra-chefe da Casa Civil e hoje presidente Dilma Rousseff (PT) esteve no Vale do Sinos. Deu a partida nas máquinas: era o início das obras para extensão dos trilhos de São Leopoldo à Novo Hamburgo.
Quase dois anos depois, a ansiedade aumenta. Nessa semana, a Prefeitura de Novo Hamburgo reuniu-se com a direção da Empresa de Trens Urbanos de Novo Hamburgo – Trensurb S/A para definir a cedência de parte do estacionamento do Centro de Eventos da Fenac para o canteiro de obras dos trabalhadores do Consórcio Nova Via, que executa o projeto.
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O espaço abrigará os operários, máquinas e materiais para a construção da Estação Fenac, a segunda a ser concluída na cidade, até o final de 2011, prevê a Trensurb. A primeira é a Liberdade (foto), próximo ao Estádio do Vale, do Esporte Clube Novo Hamburgo, na Avenida Primeiro de Março, que pode entrar em operação ainda no primeiro semestre desse ano. A viagem experimental ocorreu no último mês de outubro.
Projeto
A expansão prevê mais 9,3 quilômetros de trilhos. De Porto Alegre a Novo Hamburgo, serão 43 quilômetros. O trecho é construído em via elevada e comportará quatro novas estações: Rio dos Sinos, em São Leopoldo, Liberdade, Fenac e Novo Hamburgo, em solo hamburguense. Segue em análise a construção de mais uma em Novo Hamburgo, no bairro Industrial.
O Consórcio Nova Via, composto pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans é responsável pelos trabalhos. A conclusão total é prevista para 2012, com a estação que ficará em frente ao Bourbon Shopping. Calcula-se que pelo menos 30 mil novos usuários
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