Ex-fantasma, linha 5 do metrô já tem fila

Empurra-empurra, filas, plataformas e trens abarrotados. A imagem da linha 5-lilás do metrô começa a mudar, e de maneira radical.


Se até há pouco tempo o ramal, que liga Capão Redondo ao Largo Treze, na zona sul, era caracterizado pelo fraco movimento e por estações “fantasmas”, o que se vê hoje nos horários de pico são cenas dignas dos momentos caóticos da linha 3-vermelha, a mais lotada do sistema.


O fenômeno já impacta as estatísticas. Em 2010, o número médio de passageiros transportados por dia útil na linha 5 -166 mil- aumentou 25,8% em relação a 2009, bem acima do resto da rede.


E a procura deve subir ainda mais neste ano, com a abertura da estação Pinheiros, na linha 4-amarela.


Para Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos, há duas explicações para o crescimento dos passageiros. “Na medida em que aumenta o congestionamento [na região], o metrô fica vantajoso, e a tarifa [na linha, R$ 2,80] está mais barata que a do ônibus [R$ 3].”


Os usuários confirmam a tese. “O trânsito piorou bastante na estrada de Itapecerica e na av. Carlos Caldeira Filho [principais artérias da região], e o pessoal começou a preferir o metrô ao ônibus”, diz o auxiliar de estoque Wagner Oliveira, 17.


Ele levava cerca de uma hora para ir trabalhar de ônibus. Hoje, vence o percurso em 20 minutos de metrô.


Para ele, o trânsito na região do Capão Redondo piorou depois das restrições aos caminhões no Morumbi e na marginal Pinheiros, impostas pela prefeitura em 2010. Os veículos pesados passaram a usar vias alternativas, atravancando-as.


A universitária Taiana de Ângelo, 18, afirma que seu tempo de viagem até a faculdade, em Santo Amaro, caiu depois que trocou o ônibus pela linha 5. Às 7h da quinta-feira, ela embarcava na estação Capão Redondo esperando chegar à parada Largo Treze em 15 minutos. Antes, demorava até 1h20min.


Todas as seis estações da linha 5 registraram aumento na entrada de passageiros em dias úteis em 2010 na comparação com 2009.


Mais movimento


A inauguração da estação Pinheiros do metrô, na linha 4-amarela, até junho, deve fazer com que a linha 5-lilás atraia mais usuários, já que a conexão fará com que o ramal se conecte mais facilmente com o resto da rede.


Os passageiros não precisarão mais ir até o fim da linha 9 da CPTM ou usar a Ponte Orca (vans) na parada Cidade Universitária para acessar as outras linhas de metrô.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0