O secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, se encontrou ontem com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e garantiu tocar o projeto de ligação direta via transporte coletivo do Alvarenga, Centro, São Caetano a Estação Tamanduateí em São Paulo a ferro e fogo. A previsão é de promover a licitação da obra entre abril e maio de 2012.
Fernandes explicou que, vai captar recursos para licitar o projeto básico – orçado em até R$ 45 milhões – em prazo de até quatro meses. A elaboração do projeto é prevista em seis meses.
O veículo a ser utilizado no traçado de 20 quilômetros ainda não foi definido. Como o trajeto passará por áreas urbanas ele deve ser feito em pontes para não afetar o tráfego de automóveis. Assim o monotrilho é mais compatível, disse Fernandes. O metrô de superfície ou VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) caberia em um traçado 100% terrestre. A utilização de um ônibus elétrico, como é feita no corredor de trólebus também é avaliada.
O recurso em caixa estadual para tocar a obra é de R$ 27,6 mil proveniente do Ministério das Cidades. O Estado busca formas para garantir o financiamento. São Bernardo – que já elaborou o projeto funcional do traçado – vai contribuir com a doação de áreas. Um exemplo é o local onde será instalada a estação Alvarenga, um espaço municipal que será cedido.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar