Em uma reunião na quarta-feira (30/03), a California High Speed Rail Authority (CHSRA) votou, por unanimidade, a favor da candidatura do estado ao financiamento federal ferroviário de alta velocidade, anteriormente atribuído à Flórida.
A concessão de US$ 2,43 bilhões foi rejeitada pelo governador da Flórida, Rick Scott, em 16 de fevereiro, cancelando efetivamente o plano do estado para construir uma linha de 135 km entre Orlando e Tampa. O secretário Federal de Transportes, Ray LaHood, convidará no dia 04 de abril outros estados para apresentar propostas de financiamento de projetos ferroviários de passageiros inter-cidades.
Apesar de existirem vários planos para aumentar a velocidade de transporte de passageiros em linhas existentes, a CHSRA prevê a construção de um trecho inicial de 350 km, no Vale Central, para criar a “espinha dorsal” de um primeiro percurso de San Francisco a Los Angeles e Anaheim . Este seria o precursor de uma rede de 1.300 km de alta velocidade, orçado em US $ 43 bilhões.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A obtenção da verba federal, mais de 20% correspondentes à contribuição do Estado, permitiria a CHSRA completar o percurso entre Merced e Bakersfield, incluindo as estações em cada uma das cidades. Permitiria também a autoridade iniciar a construção de extensões para o Norte ou para Sul em direção a Bay Area ou as Montanhas Tehachapi.
“A Califórnia tem mostrado que é capaz e conduzir a nação com uma visão de verdadeira alta velocidade ferroviária”, disse o presidente da CHSRA, Curt Pringle. “Cada milha da pista prevista no Vale Central representa mais um passo para a realização de um sistema estadual para conectar o Norte e o Sul, que vai trazer investimentos privados, a criação de emprego e a força econômica para a Califórnia.”
Seja o primeiro a comentar