O reajuste do bilhete do metrô, que a partir de dia 2 de abril passará a custar R$ 3,10, continua causando polêmica entre os usuários, que usam as redes sociais para se manifestarem. Uma página no Facebook que convoca os cariocas a boicotarem a concessionária no dia 2 abril já conta com cerca de 12 mil seguidores, todos dispostos a deixar de usar o transporte durante um dia.
“Isso não pode acontecer. Se o metrô ‘viaja’ a esse ponte, a gente não viaja de metrô! Dia 2 de abril, dia do reajuste, a ideia é que ninguém pegue o metrô. Por esse preço, a gente não topa!”, diz a descrição do movimento, criado pelo internauta Breno Góes.
Até o início da tarde desta segunda-feira, 12.005 pessoas haviam aderido à causa no site de relacionamento. Entre as reclamações sobre o reajuste estão problemas como o ar-condicionado, o tempo de espera, a quantidade de vagões e, claro, a superlotação. Muitos reclamam ainda da falta de descontos do cartão de metrô:
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“É o único lugar do mundo onde você paga antecipado o cartão do metrô e não recebe nenhum tipo de desconto”, comenta na página do movimento o internauta Marcos Aleixo.
“Era pra ser o sistema de transporte coletivo mais eficiente do Rio de Janeiro e virou o pior. Filas, carros super lotados, ar-condicionado que não funciona debaixo da terra. Um total desrespeito ao cidadão. Vou de ônibus, mas não entro mais no metrô! Uma vergonha!”, afirma Bruno Marques no site de relacionamentos.
Os internautas aproveitam ainda para organizar protestos pontuais pelo site de relacionamentos. No último sábado foi realizada uma manifestação na estação General Osório, na Zona Sul do Rio. O ato foi combinado pela rede social, que já anuncia uma reunião na próxima quinta-feira no Sindicato dos Metroviários do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), às 18h, para decidir quando será o próximo.
O reajuste foi aprovado pelo Conselho Diretor da Agetransp, a agência reguladora do transporte. Em nota, o metrô explica que a revisão da tarifa do metrô é feita todo mês de fevereiro, pela Agetransp. A concessionária afirma ainda que o valor da nova tarifa corresponde ao que foi estabelecido pelo governo em 1998 (R$ 1), quando o serviço foi privatizado, corrigido anualmente pelo IGP-M acumulado no período.
“A empresa acrescenta que está investindo R$ 1,15 bilhão em melhorias desde dezembro de 2007, a partir da renovação do contrato de concessão, que permitiu a expansão da sua atuação, antes restrita à operação e manutenção do sistema. Os dezenove novos trens (114 novos carros), comprados pela concessionária, estão em fase de fabricação na China e começam a chegar a partir do final de 2011. O Metrô Rio construiu a estação Cidade Nova, e já começou as obras da estação Uruguai, que devem durar 30 meses. Também reformou todos os equipamentos de ar-condicionado dos 33 trens da frota, modernizou o Centro de Controle de Tráfego, implantou o cartão de embarque eletrônico, e está modernizando e ampliando os sistemas de energia, controle, ventilação e sinalização. Todas essas medidas quase dobrarão a capacidade de transporte do metrô carioca até 2014 para mais de 1,1 milhão de passageiros/dia”, diz a nota.
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