A partir de amanhã, 19, as estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde do Metrô SP, funcionarão todos os dias das 4h40 às 21h, inclusive feriados. Até hoje o embarque é feito das 8h às 17h.
O Metrô afirma que as estações ainda não podem operar até as 0h, porque ainda estão faltando 300 horas (que são realizados das 21h à 0h) de testes com o sistema de sinalização CBTC (Communication Based Train Control).
Nos testes, os técnicos vão avaliar a velocidade de operação, distância mínima entre trens, tempos de percurso, tempo de parada nas estações, interface com as portas de plataforma e manobra (quando um trem passa de uma via para outra a fim de retornar). O sistema CBTC, presente nas estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente, é o primeiro implantado pela Alstom na América Latina. O sistema promete operações mais eficientes, redução de 20% no intervalo entre trens, e maior facilidade de manutenção. Com o sistema CBTC em operação, haverá redução de intervalo entre os trens, se comparado ao sistema atual. O Metrô tem contrato com a Alstom para a implantação do sistema nas linhas 1,2 e 3.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar