O VLT do Cariri está entre os três finalistas ao Prêmio GreenBest 2011, na categoria Transporte. A eleição, promovida pela empresa Greenvana, reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços em seus setores que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. A votação é feita por júri popular e por um júri de especialistas.
Além do Metrô do Cariri, seguem na disputa dois projetos do ônibus movidos a hidrogênio, um da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP). O vencedor será conhecido no dia 17 de maio. A votação pode ser feita através do site www.greenbest.com.br até o dia 4 de maio.
VLT do Cariri
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O VLT do Cariri foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2010 e liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros. É operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Bom Sinal, de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.
Seja o primeiro a comentar