Tanzânia e Uganda anunciaram planos para uma nova ligação ferroviária que ligará o porto de águas profundas na Baía Mwambani em Tanga, na Tanzânia, com Musoma no Lago Vitória, em Uganda.
A ferrovia custará de US$ 1,9 bilhões a US$ 2,7 bilhões. O projeto também inclui a construção de portos e cais, para melhorar de transporte de mercadorias no leste africano. Os atuais 400 quilômetros de trem, na Tanzânia, que vai de Tanga para Arusha serão duplicados, com a construção de uma faixa adicional de 400 quilômetros a ser construído para Musoma.
A Quénia tem planos semelhantes para melhorar as ligações ferroviárias com Uganda através da construção de uma ferrovia de bitola métrica de Mombaça para Kampala.
O transporte de cargas pela linha Tanga-Arusha diminui 1,8 milhões de toneladas/ano desde 1980, quando eram transportados 4,8 milhões de toneladas. Porém, o volume de mercadorias no porto de Mombasa cresceu 19 milhões de toneladas, no mesmo período.
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