O balanço do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC) do 1º trimestre de 2011, divulgado pelo Ministério do Planejamento, nesta sexta-feira, 29, mostra que o Brasil tem 3.443 km de ferrovias em construção. Segundo o governo, todas as 17 obras em andamento estão dentro do cronograma inicial proposto pelo PAC. A única ferrovia que preocupa é a Oeste-Leste, paralisada desde o dia 20 de julho por determinação do Ibama e do TCU.
O governo estabeleceu metas para que a Ferrovia Oeste-Leste cumpra o prazo de conclusão das obras, inicialmente estimado para 2014, como: realizar 6% das obras (lotes 1 a 4) até 30/12/2011; Ibama liberar a licença ambiental para os lotes 5,6 e 7 até 31/08/2011; Valec apresentar manifestação ao TCU até 05/08/2011 e um plano de trabalho com cronograma de atendimento às solicitações do IBAMA até segunda-feira, 1º de agosto.
Segundo o relatório, mesmo com a determinação do TCU de suspensão de ordens de serviço e pagamentos referentes ao fornecimento de seis itens, incluindo dormentes, o trecho Anápolis (GO)-Estrela d’Oeste (SP) da Ferrovia Norte-Sul ainda está dentro do cronograma. A previsão é concluir o trecho até 2014.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Clique aqui e confira o balanço oficial do PAC sobre os projetos e obras ferroviárias que estão em andamento no país.
Leia também:
Setor de transportes investiu R$ 6,11 bi no semestre
Seja o primeiro a comentar