O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente-diretor da Vale, Murilo Ferreira, assinaram na manhã da última sexta-feira, 22, o protocolo de intenções para o investimento de R$ 3,5 bilhões na ampliação do terminal marítimo da Ultrafertil (TUF), em Santos, aumentando a capacidade de 3 milhões de toneladas anuais, para 16 milhões. O projeto visa também à construção de 11 km de ferrovia na parte interna do TUF, que poderão receber até 90 vagões a cada 6 horas.
Segundo o governador, a medida também tirará cerca de 1.000 caminhões/dia das estradas que vão para Santos, diminuindo a emissão de poluentes na atmosfera. “O grande problema ambiental, hoje em dia, é a poluição e o combustível fóssil. Então, tirar caminhão das ruas e fazer ferrovia é a maior ação de política pública a favor do meio ambiente e qualidade de vida para a população”.
O governo paulista e a prefeitura de Santos se comprometeram a ajudar na obtenção das licenças ambientais para viabilizar as obras. Outros incentivos fiscais estão sendo estudados. A Vale pretende finalizar as obras no terminal no segundo semestre de 2014 e no ano seguinte, já funcionar com a capacidade total.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar