Knorr-Bremse lança planta de Itupeva

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A Knorr-Bremse, fabricante de sistemas de frenagem, oficializou nesta quarta-feira, 10/08, a construção de uma fábrica de 153 mil m2 em Itupeva, no interior de São Paulo. O investimento, estimado em R$ 80 milhões, virá de recursos próprios da empresa, que atualmente arrecada 30% de seu faturamento no setor ferroviário.


As obras terão início na próxima semana e devem ser finalizadas até outubro de 2012 – data em que a área ferroviária da empresa será migrada para a planta de Itupeva. O setor de rodovias também passará a ser atendido pela cidade da região metropolitana de Campinas, e o terreno de São Paulo, de 36 mil m2, será vendido.


De acordo com Oliver Erxleben, presidente da Knorr, a expectativa é que a capacidade de produção no Brasil aumente em até 50% com a nova planta. “Hoje, podemos fabricar até 250 sistemas de frenagem para vagão e de cinco a seis sistemas para TUEs por mês”, afirmou.  Do total da produção, 15% é exportado para a América Latina.


No Brasil, o monotrilho do Expresso Tiradentes, que será fabricado pela Bombardier, o monotrilho da Linha 17-Ouro e o monotrilho de Manaus – que teve a Scomi como empresa vencedora da licitação, nos dois últimos – contarão com os freios da Knorr-Bremse. Mas o sistema será importado, pois a tecnologia para monotrilhos ainda não é fabricada no país.


Os trens chineses encomendados para a SuperVia e para o Metrô do Rio de Janeiro também terão a tecnologia da alemã, dessa vez nos freios, portas e ar-condicionado.


Novas fábricas


A planta de Itupeva é a quarta fábrica do setor ferroviário anunciada para o Brasil no final desse semestre. Também nesta quarta, 10, Hitachi e IESA assinaram um memorando para a construção de uma fábrica de monotrilhos, trens urbanos e interurbanos em Araraquara (SP), no espaço onde ficava a fabricante de locomotivas Equipamentos Villares.


A Caterpillar anunciou a construção de uma fábrica de locomotivas em Sete Lagoas, Minas Gerais, na área de uma antiga oficina da FCA. Já a MPE irá construir uma fábrica de monotrilhos no Rio de Janeiro, no espaço onde estava alocada uma fábrica de materiais elétricos da GE.

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