Cogitado para sair do papel desde a década de 90, o projeto do Ferroanel – espécie de linha ferroviária semelhante ao Rodoanel mas que uniria, por trilhos, as cidades da Grande São Paulo às regiões metropolitanas de Campinas e Santos- dá sinais de que pode virar realidade.
Ele foi incluído, pelo governo do Estado, entre os projetos na área de transportes que devem receber um total de R$31,6 bilhões em investimentos previstos no Plano Plurianual, que prevê as principais metas e programas pelos próximos 5 anos.
A intenção do governo é iniciar os estudos sobre a criação da ferrovia em 2012 e, a partir daí, estimar os prazos para sua implementação.
Serão, ao todo, 211 quilômetros de trilhos, cujo custo estimado é de R$3,65 bilhões. Assim como o Rodoanel, que interliga as principais rodovias do Estrado e foi dividido em quatro partes (sendo que os trechos Oeste e Sul já estão em funcionamento e os Leste e Norte em construção), o Ferroanel terá dois segmentos, os chamados tramos Norte e Sul. A prioridade de construção também será definida no estudo que começa em 2012.
O objetivo, de acordo com o governo do Estado, é promover a intermodalidade no transporte de cargas no Estado e, com isso, reduzir custos logísticos. Além disso, o Ferroanel deve ajudar a reduzir os congestionamentos rodoviário nos acessos à região Metropolitana.
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