A Vale S/A investirá na duplicação de 24 quilômetros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O principal trecho, de 20 quilômetros, fica entre Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo, ambos os municípios na região Central do Estado. As obras estão previstas para começar em novembro.
A companhia recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), a licença de instalação do empreendimento. O licenciamento compreende a expansão entre os pátios 5 e 7A.
De acordo com a mineradora, o objetivo é melhorar a infraestrutura ferroviária e assim atender ao acréscimo previsto na demanda pelo transporte de minério de ferro, além de carga geral. A conclusão da duplicação está prevista para março de 2015.
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Em relação aos aportes necessários para a ampliação da estrada de ferro, a Vale informou que as obras ainda estão em fase de licitação. “Dessa forma, ainda não é possível detalhar os investimentos”, afirmou o comunicado.
Apesar disso, estimativas da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) apontam que cada quilômetro de trilhos custa entre R$ 2,9 milhões e R$ 3 milhões. Em caso da necessidade de uma desapropriação, o aporte por quilômetro pode chegar a R$ 4 milhões. Levando-se em consideração essas projeções, os investimentos da Vale podem ficar entre R$ 72 milhões e R$ 96 milhões.
No município de São Gonçalo do Rio Abaixo está instalada a mina de Brucutu, uma das maiores operações de minério da companhia, com capacidade de 30 milhões de toneladas/ano. Quando passou por investimentos, em 2006, ela foi considerada a maior do mundo.
De acordo com a Vale, outro trecho de quatro quilômetros da EFVM também será duplicado na região. A estrada de ferro receberá inversões entre a zona rural de São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Bárbara.
Os aportes na área de logística da mineradora deverão somar somente neste ano US$ 5,014 bilhões. Os recursos serão aplicados nos portos e ferrovias controlados pela Vale. Entre as concessionárias estão a EFVM, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a Estrada de Ferro Carajás.
Plano – A empresa anunciou no ano passado um plano de investimentos da ordem de US$ 4,6 bilhões em Minas Gerais, com o objetivo de expandir suas operações de minério de ferro. Entre os projetos está o Conceição Itabiritos, que compreende a construção de uma planta de concentração para adicionar 12 milhões de capacidade nominal de pellet feed, utilizando o run-of-mine (ROM) da mina de Conceição, no complexo de Itabira, na região Central do Estado.
O aporte total é estimado em US$ 1,174 bilhão, dos quais US$ 411 milhões estão orçados para 2011. O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2013.
Outro grande projeto é o Vargem Grande Itabiritos, com inversões estimadas em US$ 1,521 bilhão. O empreendimento compreende a construção de uma planta de concentração que será abastecida por itabiritos provenientes das minas de Abóboras, Tamanduá e Capitão do Mato. A capacidade nominal será de 10 milhões de toneladas/ano. Somente em 2011, os investimentos somarão US$ 356 milhões.
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