Brasil precisa investir quase R$ 1 tri em logística

O setor de transportes é um dos principais pontos para os quais o Brasil deve direcionar seus investimentos. Essa é a opinião de Paulo Fernando Fleury, diretor geral do Instituto Ilos de Logística e Supply Chain – entidade criada por professores da Universidade do Rio de Janeiro.


Durante o 8º Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas, na manhã desta terça-feira, Fleury apresentou um estudo mostrando o quanto deveria ser investido no país para que os modais portos, ferrovias e rodovias possam ser competitivos internacionalmente. Ao todo, R$ 983 bilhões devem ser gastos no longo prazo para o Brasil melhorar a logística interna.
Enquanto o custo em logística, em 2010, representou 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB), nos Estados Unidos a soma chegou a 7,6% do PIB. Para Fluery, o governo não está olhando para o setor com a atenção necessária. “Os investimentos aumentaram, mas ainda falta muito. Essa cifra é a longo prazo, mas temos que começar a nos mover agora.”


O grosso dos investimentos seria destinado às rodovias. Segundo Fleury, de 1,6 milhão de quilômetros de estradas apenas 200 mil quilômetros são pavimentados. Por isso seriam necessários R$ 811,7 bilhões para o Brasil equiparar sua malha com a dos Estados Unidos, por exemplo. “No PAC um o governo destinou R$ 43,5 bilhões. O Brasil tem um déficit gigante em logística”, afirmou.


No transporte ferroviário, enquanto o Brasil construiu 29 mil quilômetros de ferrovias, os Estados Unidos possuem 227 mil quilômetros de trilhos. Dos R$ 130,8 bilhões necessários para melhorar esse tipo de transporte, o estudo de Fleury afirma que R$ 120 bilhões devem ser destinados para a recuperação da malha já existente. “Apenas 10% são plenamente ocupados, e 4,7 mil quilômetros estão em mau estado.”


Em portos, terceiro modal base para a logística, são necessárias 133 obras para reduzir o déficit, segundo o especialista. Os investimentos precisam somar R$ 40,5 bilhões ao longo dos anos, calcula Fleury. O PAC 1 destinou R$ 3,3 bilhões para a expansão do sistema portuário.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*