Projeto prevê espaço para futura linha de VLT no Rio

O binário a ser construído para reorganizar o trânsito na Zona Portuária já deixará faixas exclusivas para a circulação de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), projetada para interligar a região com outros pontos do Centro. Em 20 dias, ficam prontos os estudos de viabilidade econômica que vão orientar a Companhia de Desenvolvimento Urbano a elaborar o edital de concessão.


O VLT abriria caminho para reorganizar o trânsito de carros e ônibus no Centro. Mas o presidente da companhia, Jorge Luiz de Souza Arraes, explicou que não há prazo para que o sistema seja implantado. O estudo de viabilidade indicará quatro alternativas de traçado, com as demandas de passageiros para cada um deles, bem como estimativas de tarifas conforme o volume de investimentos feitos pelo setor público e por empresas numa parceria público-privada.


Segundo Arraes, a expectativa é que o edital seja lançado no ano que vem. Só então será possível estimar prazos para o serviço entrar em operação. A ideia é que o VLT opere por módulos. Na medida em que as obras fossem terminando, o serviço seria estendido a outros pontos do Centro.


— O que já definimos é que o VLT fará a integração com as estações da Central do Brasil e da Praça Mauá (futuro terminal do trem-bala), rodoviária e terminais de ônibus — disse Arraes.
A ligação com a Central, por exemplo, será por um túnel ferroviário já existente, mas atualmente ocioso, próximo à Cidade do Samba.

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