As cinco obras viárias nas imediações do futuro estádio de futebol do Corinthians, na capital paulista, devem ter o processo de licitação iniciado no mês que vem com a publicação dos editais de pré-qualificação das empresas. As companhias terão até o início do próximo ano para entregar as suas propostas técnicas e a partir daí serão lançados os editais de licitação. Os empreendimentos somam R$ 316 milhões e estão sob a responsabilidade da empresa Desenvolvimento Rodoviário (Dersa). Outros R$ 162 milhões estão sendo investidos na elaboração dos projetos e desapropriações, entre outros custos.
Os investimentos fazem parte do plano de desenvolvimento da Zona Leste da cidade, um convênio entre a prefeitura e o governo estadual assinado no fim de abril que prevê a aplicação de R$ 478 milhões para a melhoria do acesso ao estádio. Cerca de R$ 346 milhões serão investidos pelo Estado e R$ 132 milhões pela prefeitura. A previsão das duas administrações é de que os projetos fiquem prontos até julho de 2013. A previsão era junho.
Serão construídas duas novas avenidas no bairro de Itaquera, onde está sendo erguido o estádio, uma de ligação norte-sul, no trecho entre as avenidas Itaquera e José Pinheiro Borges, conhecida como Nova Radial (R$ 127 milhões), e outra conectando essa avenida à Miguel Inácio Curi (R$ 22 milhões). Também serão feitas uma passagem em desnível na Radial Leste em frente à estação de metrô (R$ 68 milhões) e uma adequação viária no cruzamento da avenida Miguel Inácio Curi com a avenida Engenheiro Ardevan Machado (R$ 5 milhões). A construção de alças de acesso de ligação da avenida Jacu Pêssego com a Nova Marginal custará R$ 94 milhões.
“Uma das exigências da Fifa é ter acesso prioritário ao estádio via transporte público. Então os investimentos para modernização da CPTM [trens] e do metrô também contribuem”, diz o secretário-especial de Articulação para a Copa do Mundo (Secopa) da prefeitura, Paulo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves.
Outro investimento previsto para a região é o Polo Institucional de Itaquera, um conjunto de equipamentos públicos que devem melhorar o desenvolvimento local. A previsão é de que a partir de dezembro de 2013 o bairro conte com uma faculdade técnica (Fatec) – já em construção -, uma escola técnica (Etec), uma estação rodoviária, um batalhão da Polícia Militar, um fórum, o Parque Linear Rio Verde e um centro de convenções. Para dezembro de 2014 estão previstas uma unidade do Senai, uma incubadora de empresas e uma instituição social. A maioria dos projetos, porém, ainda não foi detalhada com o investimento em cada um e previsão de início.
Também impulsionadas pela Copa do Mundo, muitas obras do metrô têm previsão de conclusão apenas depois do torneio, apesar de todas estarem em execução. A extensão da linha 2-Verde, por monotrilho, da estação Vila Prudente até a Cidade Tiradentes, orçada em R$ 5,5 bilhões, deve ficar pronta até o fim de 2016. Ao custo de R$ 6,9 bilhões, a extensão da linha 5-Lilás em 11 novas estações até a Chácara Klabin será entregue em outubro e 2015, enquanto o monotrilho da linha 17-Ouro, ligando Jabaquara a Paraisópolis, passando pelo aeroporto de Congonhas e a rede hoteleira da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, será finalizado em junho do mesmo ano ao custo de R$ 3,1 bilhões.
A primeira fase, no entanto, ficará pronta antes do torneio de futebol, segundo o secretário da Secopa-SP. “A etapa inicial, que liga o aeroporto ao Morumbi, passando pela rede hoteleira, será entregue antes da copa”, afirmou. A única obra com previsão de término perto da copa é a linha 4-Amarela.
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