TCU pode autorizar obra da Linha 3 do RJ até dezembro

O Governo do Estado está em compasso de espera para iniciar as obras da Linha 3 do Metrô, entre Niterói e Itaboraí, sede do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), que será inaugurado em 2014. Tendo já obtido as licenças ambientais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), agora aguarda apenas a autorização do Tribunal de Contas da União (TCU), que deverá acontecer até dezembro.


“Já adequamos a obra ao que o TCU tinha pedido. Entregamos também as exigências de contrapartidas financeiras do Estado”, informou o vice-governador e coordenador de Projetos e Obras de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando de Souza, o Pezão.


O investimento será de cerca de R$ 1,2 bilhão, sendo R$ 400 milhões provenientes da Petrobras. O trajeto inteiro, com 37 quilômetros e 16 estações, será dividido em dois trechos: o primeiro, que liga Niterói a São Gonçalo, com 23 quilômetros e o segundo, com 14, que segue até Itaboraí, com uma parte feita por rodovia. Do primeiro, 18,8 quilômetros de vias serão elevadas e 4,2 quilômetros em superfície.


A Linha 3 beneficiará a população de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, que somam 1,7 milhão de habitantes, como mostra vídeo elaborado pelo governo. Transportará 350 mil passageiros por dia. A primeira estação é a Araribóia, no Centro de Niterói, onde será construído um terminal intermodal – o maior do Brasil, em área de 24 mil metros quadrados – projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que será também estação de ônibus e de barcas, com capacidade para 650 mil passageiros por dia.


De Araribóia, a via passará sobre os acessos à Ponte Rio-Niterói. A segunda estação, no Barreto, será construída numa estação de trem desativada, que será revitalizada. No local será construído um pátio para pequenos serviços de manutenção dos vagões do metrô.


Todas as estações terão elevadores para portadores de deficiência, escadas rolantes e saídas de emergência. Com a Linha 3, o tempo de viagem de Itaboraí ao Rio de Janeiro, que hoje é de duas horas, vai reduzir para apenas 40 minutos. O custo da viagem, hoje calculado em R$ 5 em passagens de ônibus, será de apenas R$ 3, o preço do bilhete do metrô.


A Estação de Guaxindiba terá ligação para os municípios de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Magé. Lá também haverá outro pátio para serviços de manutenção dos vagões. Em Itambi, distrito de Itaboraí, será feita uma via de acesso para transporte de cargas pesadas em direção ao Comperj. A última estação será a de Visconde de Itaboraí, próximo ao Complexo Petroquímico.


Segundo a Secretaria de Obras, o trecho que incluía um túnel subterrâneo atravessando a Baía da Guanabara pelo metrô ligando Niterói à Estação da Carioca, no Centro do Rio, foi descartado projeto por ser muito caro.

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