Até dezembro de 2012, o projeto básico e o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) para construção do trecho Cuiabá-Rondonópolis, da Ferrovia Vicente Vuolo, a Ferronorte, devem ser concluídos. Pelo menos, é esta é a perspectiva do secretário extraordinário de Transporte Intermodal, Francisco Vuolo, que projeta para 2015 a conclusão da obra.
Na sexta-feira (23), uma reunião foi realizada entre a pasta, a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Por meio de parceria, as duas instituições públicas já realizaram alguns estudos preliminares e serão as responsáveis por desenvolver todos os projetos e documentos necessários para a construção do trecho Cuiabá-Rondonópolis e Cuiabá-Santarém (PA).
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De acordo com Vuolo, na reunião, foram acertados, em caráter fixo, os cronogramas. Com os documentos necessários, espera-se que, ainda no fim de 2012 ou início de 2013, a obra seja licitada.
“Para construir a ferrovia, é necessário o projeto. Então, estamos seguindo um cronograma. Nossa previsão é de que, ainda neste ano, esteja em funcionamento o terminal de Itiquira (357 km ao Sul da Capital) e, no segundo semestre de 2012, o de Rondonópolis. Até lá, esse será justamente o prazo para que tenhamos projetos e estudos para Cuiabá. Ou seja, em 2012, já poderemos ter condições de licitar e definirmos estratégias Rondonópolis até Cuiabá”, disse Vuolo.
Uma novidade, discutida e definida na reunião, é que, além do transporte de cargas, o de passageiros também seja avaliado até Cuiabá. No total, são 220 km.
Concessão
Outro ponto, que envolve a ANTT, é quanto à concessão para construção da ferrovia, até então, da América Latina Logística (ALL), que abriu mão.
“Estamos discutindo e vamos continuar a discutir o modelo da concessão, quem vai construir, como vai ser feita e quem serão os agentes financeiros”, disse Vuolo.
A respeito de data para que a Ferronorte chegue à Cuiabá, o secretário afirmou que espera que isso ocorra em 2015.
Quanto ao trecho Cuiabá-Santarém, Vuolo disse que ainda é precipitado falar em datas, mas ressalta que o objetivo é construir em Mato Grosso uma malha ferroviária interligando a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que vai possibilitar a saída para o Peru e interligar com Ferrovia Norte-Sul, que vai dar acesso ao Porto de Itaqui, no Maranhão.
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