Referência em ônibus, Curitiba vai fazer metrô

Conhecida no mundo todo por seu sistema de transporte público baseado exclusivamente em ônibus, Curitiba vai investir agora em metrô. A futura primeira linha da capital paranaense consolida a renovação de um sistema criado há 40 anos, que já opera no limite da capacidade nos horários de pico e cuja velocidade média caiu 10 km/h desde sua implantação.


O metrô marca a vitória de um grupo que defende há cinco anos, na prefeitura, sua implantação. Técnicos que criaram o sistema de ônibus eram resistentes à ideia.


Previsto para hoje, o anúncio do repasse de verbas federais para a construção da primeira linha, ao custo de R$ 2,2 bilhões, acirrou os ânimos entre os defensores do atual sistema e os do metrô.


Ônibus x metrô


“O metrô está substituindo um sistema virtuoso a um custo extremamente alto”, afirma o arquiteto Lubomir Ficinski Dunin, 81, que integrou a equipe que criou a atual rede de ônibus.


Na semana passada, Dunin se demitiu do cargo de diretor de transportes da cidade por estar insatisfeito. Para ele, o município retardou melhorias nos ônibus a fim de justificar o novo modal. Dunin diz que é possível aumentar capacidade e velocidade do atual sistema com medidas simples e baratas.


A prefeitura afirma que quer “modernizar” o sistema de transportes com o metrô, que é “eficaz” e que transporta seis vezes mais passageiros do que um biarticulado.


Segundo o presidente do Ippuc (órgão de planejamento urbano de Curitiba), Cléver de Almeida, o metrô faz parte de “um processo natural de evolução”. “É uma característica da cidade: pensar à frente e não ficar correndo atrás do prejuízo.”

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0