Novo sistema de bondes vai custar R$ 72 mi

Oferecer uma viagem confortável e segura nos bondes de Santa Teresa deverá ter um custo de R$ 72 milhões. Esta é a estimativa do presidente da Central, Eduardo Macedo, que pretende revitalizar todo o sistema — operação que inclui a substituição de 34 quilômetros de trilhos, de toda a rede aérea, modernização da subestações de energia e a compra de sete novos bondes — até o fim de 2013.


Macedo reclama que o histórico do bonde era marcado pela palavra “remendo”. Ele denuncia que a empresa T’Trans, contratada para reformar sete bondes, em 2008, jogou no lixo R$ 9 milhões ao usar peças de trem.


— As peças são chamadas de truques e pertenciam aos trens. Faziam a suspensão. São peças rígidas, que provocam muito barulho e o risco de descarrilamento — descreve Macedo.


Nos próximos dez dias serão concluídos os estudos para a revitalização do sistema. A Central está recebendo a consultoria da empresa portuguesa Carris e pretende, em seguida, abrir os processos licitatórios. A ação será dividida em três etapas: compra de trilhos, ao custo aproximado de R$ 25 milhões; troca da rede aérea e modernização de duas subestações de energia, ao custo estimado de R$ 12 milhões; e por fim, a encomenda de novos sete bondes — com capacidade para 40 passageiros cada, ao custo de R$ 35 milhões (R$ 5 milhões cada).


Os bondes poderão ser construídos no Brasil. Temos empresas fabricantes capacitadas para vencer a licitação


— Os bondes poderão ser construídos no Brasil. Temos empresas fabricantes capacitadas para vencer a licitação — acrescenta.
O serviço terá ainda uma tarifa diferenciada para os turistas. Até o momento, está garantido apenas aos moradores do bairro um valor social.


— A tarifa diferenciada para turista já acontece no bondinho do Corcovado. Os moradores do Estado apresentam um comprovante de residência e pagam apenas 50% do valor do bilhete — frisa Macedo.


A Central, segundo ele, estuda duas hipóteses: fazer o cadastramento dos moradores de Santa Teresa para que eles continuem a pagar uma tarifa social ou confeccionar cartões pré-pagos somente para os moradores do bairro, como acontece em Lisboa.
Moradores reprovam os micro-onibus


Na segunda-feira, entraram em circulação quatro micro-onibus operando em duas linhas que substituíram os bondes, paralisados desde agosto, quando um acidente matou seis pessoas e deixou outras 50 feridas. Os coletivos, com capacidade para 35 passageiros, ao custo de R$ 0,60, não agradaram nem todos os moradores do bairro.


— Colocaram apenas quatro microonibus e não levaram em conta que o trajeto aumentou e o horário está sujeito aos congestionamentos do Centro — reclama a presidente da Associação de Moradores de Santa Teresa, Elzbieta Mitkiewicz.


RELEMBRE : Peritos encontram mais de 20 falhas em bonde que descarrilou em Santa Teresa


Outra crítica de Elzbieta é em relação à falta de informações para os moradores:


— Tudo que sabemos é através dos jornais. A Central não nos informa sobre nada.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*