O governo paulista considera a possibilidade de começar a abrir todas as propostas das empresas nas licitações do Metrô para garantir o menor preço. Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, seria uma forma de evitar problemas como o que ocorreu na linha 5-Lilás, cuja licitação de R$ 4 bilhões é contestada pela Justiça por indícios de fraude e prejuízo ao orçamento público.
“É correto impedir que a mesma empresa ganhe todos os lotes numa obra desse valor, o risco é maior. Mas o que podemos fazer é olhar todas as propostas para verificar os preços mais baixos”, diz ele.
Sobre o afastamento de Sérgio Avelleda da presidência do Metrô, determinada pela Justiça na semana passada por causa dos questionamentos a essa licitação, Fernandes diz que é um erro e que o executivo está fazendo falta para o Estado. “Avelloeda é um dos melhores quadros técnicos que temos. Ele apenas seguiu o que era exigido na situação”, diz o secretário sobre a decisão de Aveleda de manter os contratos da linha 5-Lilás mesmo com as denúncias de possível conluio das empresas para determinar os resultados.
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Segundo Fernandes, após oito meses de investigação do governo, não foi encontrada prova material de que as empresas combinaram o resultado da licitação. “Sem essas provas, se o Estado cancelasse os contratos, todas as empresas teriam direito de brigar na Justiça, o que traria mais atraso para a obra e prejuízo para o poder público.”
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