Com previsão de R$ 6 bilhões em encomendas nos próximos três anos, a indústria ferroviária de passageiros se reúne nesta semana para apresentar soluções de trens regionais ao país.
Usada em larga escala na Europa e na Ásia, essa modalidade transporta passageiros numa distância média de 100 km a uma velocidade média de 170 km/h.
O primeiro do país deve ficar pronto até 2015. Existe no mercado a expectativa de que o governo de São Paulo anuncie para janeiro de 2012 o edital da linha entre a capital e Jundiaí. A linha terá 48 km de extensão e o tempo de viagem é estimado em 25 minutos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os estudos da linha São Paulo-Sorocaba também estão adiantados, e os da São Paulo-Santos devem ser contratados ainda neste ano.
Já o plano do governo federal de 14 linhas regionais pelo país ainda carece de estudos mais detalhados.
As empresas Alstom e Bombardier vão fazer palestras específicas sobre os trens regionais durante o encontro da indústria na Feira Negócio nos Trilhos, que acontece entre terça-feira e quinta-feira no Expo Center Norte.
Ramon Fontdevila, diretor-geral de Transportes da Alstom, acredita que os trens regionais vão ser parte de um boom de encomendas de equipamentos ferroviários de passageiros no Brasil, para solucionar os problemas de mobilidade das grandes cidades nos próximos anos.
Seja o primeiro a comentar