Homens e máquinas: foi esse o aparato da chegada, neste domingo (6), da terceira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a Maceió. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o trem que chegou à Estação Central de Maceió vai passar por ajustes antes de entrar em operação. A primeira viagem dessa composição está prevista para o fim deste mês.
O superintendente da CBTU, Marcelo Aguiar, explica que cada composição é composta por três partes, chamadas de carros. E que a mais nova composição do VLT foi a última a chegar este ano em Maceió. As outras cinco composições chegarão à capital alagoana no próximo ano. No período de janeiro a junho.
“Esta composição é um trem isolado. Agora são nove carros de passageiros, três carros em cada uma das três composições. Até junho teremos oito composições. Elas começam a chegar em janeiro”, declarou o superintendente.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Um caminhão que se desloca pelos trilhos ajudou os funcionários da CBTU a reunir as três partes componentes da terceira composição do VLT no pátio da Estação Central de Maceió. De acordo com o gerente operacional da CBTU, Flávio Tenório, o caminhão rodo ferroviário, que também funciona na pista, iça até 40 toneladas. “O caminhão faz parte da modernização do sistema. Com ele, é possível podar árvores, carregar trilhos e dormentes”, disse o engenheiro.
Segundo Flávio Tenório, com a chegada da composição, o número de viagens passa de 14 para 22. “Serão mais quatro viagens Maceió /Satuba e mais quatro viagens Satuba/Maceió”, esclareceu o gerente operacional.
“A oferta de viagens aumenta a partir do final do mês”, complementou o superintendente Marcelo Aguiar. Ele ainda explicou que mesmo com um número maior de composições do VLT, as atividades dos trens antigos não serão interrompidas. “Os números de viagens desses trens serão reduzidos. Mas eles não vão parar, até porque são um grande auxílio para quem precisa carregar cargas, como animais vivos. A proposta é melhorar as condições desses trens de carga”, disse o superintendente.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entrou em operação no dia 10 de outubro. O trem parte da Estação Central de Maceió, no centro da capital alagoana com destino a Satuba. A viagem custa R$ 0,50.
Fonte: Gazetaweb
Seja o primeiro a comentar