A Empretec Indústria e Comércio está investindo em estrutura para produzir vagões especiais. A empresa com sede em Guarulhos já comprou um novo parque de usinagem, máquinas de corte maior, novas máquinas de solda e outros equipamentos utilizados na fabricação de vagões. O valor do investimento não foi divulgado.
Em junho deste ano, a Empretec entregou os dois vagões produzidos para o Metrô de São Paulo – um vagão gôndola para o transporte de equipamentos de via e um vagão tanque, que será utilizado na lavagem de túneis. A empresa desenvolveu o projeto e fabricou os vagões em sua sede.
Tradicional no mercado de equipamentos rodoferroviários, a Empretec já tem experiência em produção de vagões de pequeno porte, com fornecimento para empreiteiras e para a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que está sendo usado linha de Itatinga, vila no litoral paulista onde está instalada a usina hidrelétrica que abastece o porto de Santos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A empresa já tinha capacidade para fazer vagões e melhoramos o maquinário para ter qualidade melhor, explica o diretor da empresa, Guilherme Nurchis. Ele esclarece que a produção da empresa é para vagões especiais e não para grandes encomendas.
Para ampliar seu portfólio de produtos, a Empretec está representando duas empresas alemãs no Brasil. Uma delas é a Zwiehoff, fabricante de equipamentos rodoferroviários, rebocadores elétricos a bateria e rebocadores em geral. E a outra é a Kirow, fabricante de guindastes ferroviários de grande porte.
Seja o primeiro a comentar