Entrega do contorno de Araraquara é adiada pela 7ª vez

O projeto de construção do novo contorno ferroviário – que colocaria fim às reclamações de moradores e o perigo de acidentes envolvendo pessoas e trens na região central de Araraquara – foi novamente adiado, devido a um impasse entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a América Latina Logística (ALL). O prazo inicial de entrega era abril de 2010 e, agora, passou para setembro de 2012.


Este é o sétimo adiamento da obra, que recebeu um investimento de R$ 115 milhões para remodelar a paisagem urbana da cidade. Além do novo contorno ferroviário, a obra envolve a construção de um pátio de manobras e, principalmente, a remoção dos trilhos da região central de Araraquara, o que deve acontecer apenas no segundo semestre de 2012.


A indefinição sobre quem arcará com o custeio das oficinas de recuperação de vagões e locomotivas é o principal entrave entre as empresas. A ALL defende a tese de que sua participação na construção é “meramente consultiva” e joga a responsabilidade para o Dnit, que, por sua vez, espera que a negociação avance nas próximas semanas.


“O Dnit e a ALL estão buscando a melhor solução para a transferência das oficinas para Tutoia. As oficinas ainda estão em discussão em relação ao responsável pelo investimento”, explicou o diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Mário Dirani.


Benefícios


A expectativa para a retirada dos trilhos e locomotivas da região central é baseada em dois aspectos. O primeiro é a unificação entre os bairros de Araraquara. A Vila Xavier, por exemplo, sofre com poucos acessos e seria diretamente beneficiada com a reforma.


O outro motivo é evitar os acidentes que aconteceram em 2011. No dia 27 de outubro, o pedreiro Jorge Graciano, de 53 anos, foi atropelado por vagões da ALL e teve as duas pernas amputadas. Segundo Graciano, a culpa seria do maquinista, que não acionou o apito para avisar que faria a manobra com o trem.


Os moradores da região também reclamam do excesso de barulhos que os trens fazem. O gerente comercial José Celso Arruda Pezza fez um abaixo-assinado com outras pessoas da Vila Ferroviária para agilizar a saída dos trilhos do bairro. Informada do caso, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) informou que pretende fiscalizar – com ajuda do Ministério Público (MP) – a movimentação da ALL.


A única solução encontrada foi que a empresa deixaria de fazer testes entre 21h e 6h.


Recordista


Quando for entregue à população, o contorno ferroviário de Araraquara será o maior da América Latina. Ao todo, serão 27km de ferrovias implantados em uma área de 27 hectares, o que equivale a 27 campos de futebol profissional.


O pátio de Tutoia deve abrigar 17 mil metros quadrados de edificações, dos quais 15 mil serão ocupados por oficinas de manutenção de locomotivas, o que o coloca entre os maiores do Brasil no setor, ao lado de Divinópolis, Curitiba e, futuramente, Barra Mansa.


Atualmente, os maiores pátios de manobras do mundo em quantidade de vias estão em Bailey Yard, em Nebrasca, nos Estados Unidos, que tem 64 e 50 vias, e o da Cidade do México, com 48 linhas.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: EPTV

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*