Três diretores da concessionária Supervia, que administra parte da rede férrea no Rio, foram intimados no início da semana por descumprimento de decisão judicial, sob pena de multa de R$ 200 mil se persistirem os problemas nas linhas.
A intimação foi dada baseada em requerimento feito pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), após os sucessivos atrasos, acidentes, panes em composições e falta de informações claras aos usuários de trem.
Em 2009, decisão liminar motivada por Ação Civil Pública (ACP) do MPRJ, já havia determinado, entre outras medidas, que a empresa resolvesse todos os problemas técnicos e atentasse para a segurança dos passageiros, o que não foi cumprido.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Agora, caso os problemas persistam, o presidente, Carlos José Cunha, o diretor de operações, João Gouveia Ferrão Neto e o diretor jurídico e de relações institucionais, André Luiz Nahass, serão multados cada um em R$ 200 mil.
A Revista Ferroviária entrou em contato com a SuperVia que, em nota, informou que já possui um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público, que prevê investimentos a curto e longo prazos, e que tomará as medidas cabíveis sobre a intimação.
Leia na íntegra a nota da SuperVia:
“A SuperVia Concessionária de Transporte Ferroviário S/A esclarece que cumpre rigorosamente a lei e acata todas as decisões judiciais. A concessionária ficou surpresa com a ação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que já estavam acertadas entre as partes as bases de um Termo de Ajustamento de Conduta. O TAC previa investimentos e compromissos a curto, médio e longo prazos, com o objetivo de sanar os atuais problemas, dentro de um cronograma pré-estabelecido, e melhorar significativamente o serviço de transporte ferroviário de passageiros do Rio. Sobre a intimação, a SuperVia tomará as medidas cabíveis dentro dos prazos legais.”
Seja o primeiro a comentar