A infraestrutura logística do Brasil tem o grande desafio de desenvolver a intermodalidade, principalmente em importantes polos econômicos, como é o caso do Rio Grande do Sul. Neste cenário, o transporte de cargas pelo modal ferroviário apresenta um papel relevante. Concessionária responsável pela Malha Sul, a ALL – América Latina Logística tem sido uma importante peça neste desenvolvimento. Nos últimos dois anos, mais de mil vagões foram descarregados no Porto do Rio Grande.
Especificamente no Estado gaúcho, o volume transportado pela companhia ferroviária apresentou um crescimento de 284% nos últimos 14 anos. Passou de 2,5 milhões de toneladas por quilômetro útil (TKU), em 1997, para 9,6 milhões de TKU. Esse crescimento na operação foi acompanhado pelo aumento da segurança na operação. Entre 1997 e 2010, houve uma redução de 90% de acidentes por TKU.
A economia é um grande diferencial do modal ferroviário. Ajustadas pela inflação, as tarifas utilizadas pela ALL estão entre 30% e 35% abaixo de 1996. E o aumento do volume ferroviário gerou excesso de oferta no modal rodoviário, causando uma redução no preço no frete em todo o Estado.
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De acordo com o gerente de Relações Corporativas e Aduaneiras da ALL no RS, Miguel Ângelo Evangelista Jorge, é importante ressaltar o comprometimento das empresas privadas na atualidade, proporcionando o aumento da produtividade no Brasil, em especial no Estado, e a queda do índice de acidentes. “ɠ importante contextualizar o atual cenário com o passado e o futuro do modal ferroviário, bem como relembrar a falta de investimentos nas ferrovias antes da concessão e mostrar a necessidade da expansão da malha, assim como da intermodalidade”, explica.
Regiões
A operação da companhia no Estado envolve três grandes regiões: Região Metropolitana de Porto Alegre, Cruz Alta/Santa Maria e na Região de Rio Grande, onde est` localizado o principal porto gaúcho. Nos últimos dois anos, a média foi de 1.161 vagões descarregados em Rio Grande.
Este ano, a implantação do chamado trem expresso para a movimentação de arroz ensacado no RS foi um dos destaques da ALL. O trem com 45 vagões tem rota direta de Uruguaiana para o terminal da Brado Logística, em Tatuí (SP), de onde é distribuído para o mercado consumidor. A operação permitiu à companhia reduzir o tempo de trânsito do produto de 15 para cinco dias.
Em agosto, a ALL iniciou a primeira operação de biodiesel entre Esteio (RS) Araucária (PR), oferecendo uma opção de logística confiável e competitiva e entrando em um mercado promissor. Essa operação atende um mercado potencial de 25 milhões de litros por mês entre os dois Estados.
Estado
A América Latina Logística – ALL é a maior empresa independente de serviço de logística da América Latina e companhia ferroviária do Brasil que mais cresce. No Rio Grande do Sul, possui cerca de 3,1 mil quilômetros de ferrovia, estado que detém a maior Unidade de Produção da companhia em extensão. Transporta em média 500 vagões/dia e apresenta um crescimento médio de 10% ao ano. Ao todo, a ALL gera mais de mil empregos diretos, além de 2,5 mil indiretos no Estado.
A empresa possui parcerias com terminais intermodais (tráfego ferroviário e rodoviário) para movimentação de cargas em Porto Alegre, Cruz Alta, Passo Fundo, Cacequi, Uruguaiana, Esteio e Vacaria. Os terminais realizam uma operação logística completa, que inclui a gestão de armazéns, centros de distribuição e estoques. As traders de commodities agrícolas e cooperativas são os clientes tradicionais de ferrovia, que transportam grandes volumes de cargas a granel, que são movimentadas mais eficientemente por meio de ferrovias, como soja, trigo, milho, fertilizantes e arroz.
O transporte de produtos industrializados pela ALL vem crescendo substancialmente no RS em setores como frigorificados, siderúrgicos, petroquímicos, papel e celulose, materiais de embalagens, combustíveis, construção civil, alimentos, madeira, polietileno, entre outros.
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