A Usiminas Mecânica mal cortou a fita de sua nova fundição em Ipatinga (MG), inaugurada nesta quinta-feira (01/11), e já avalia a ampliação de sua estrutura com a construção de uma nova fábrica para vagões. A confirmação da nova unidade foi dada pelo superintendente de Fundição e Vagões, Jairo Andrade Cruz Junior, à Revista Ferroviária. Segundo o executivo, o projeto está em fase final de estudos e, se aprovado pela companhia, deve ser anunciado nos próximos dias.
Hoje, a Usiminas Mecânica tem capacidade para produzir 700 vagões por ano. Com a nova fundição, começa a fabricar os truques dos vagões e aumenta sua capacidade competitiva (os componentes fundidos do truque representam grande parte do custo do vagão). A partir do ano que vem, a empresa passa a ter capacidade para produzir 1.300 vagões e, se o projeto da nova fábrica se concretizar, em 2013 alcança a meta de 2.000 vagões, triplicando a capacidade da companhia.
A fundição, com linha de moldagem automatizada para fabricação de truques para vagões e componentes fundidos (engates, braçadeiras, hastes de ligação, etc), ocupa uma área de quatro mil metros quadrados e recebeu R$ 50 milhões em investimentos. A nova unidade vai ampliar a capacidade da Usiminas Mecânica de 24 mil toneladas de aço por ano para 41 mil t/ano.
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Antes, a Usiminas Mecânica comprava truques e componentes. A partir de hoje, os equipamentos serão produzidos pela companhia através de uma parceria com a norteamericana Standard Car Truck, que fornecerá a tecnologia para a Usiminas Mecânica produzir em Minas Gerais os truques modelo Barber.
“Essa linha automatizada já está nos proporcionando vantagens competitivas”, destaca o superintendente de Fundição e Vagões ao explicar que a empresa vai iniciar 2012 com encomendas de mais de 700 vagões. Na carteira estão os fornecimentos de 447 vagões telescópicos, tipo FTT, para a Eldorado Celulose, e 220 vagões GDU para a Estrada de Ferro Carajás, da Vale.
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