A HS2, agência governamental responsável pela implantação do projeto do trem de alta velocidade do Reino Unido, nomeou a consultora CH2M Hill como sua parceira de desenvolvimento para a primeira fase, entre Londres e Birmingham. Mediante contrato de £ 70 milhões (US$ 110 milhões), a CH2M Hill fornecerá assistência à HS2 – nome derivado de High Speed 2, segunda linha de alta velocidade do Reino Unido, depois da ligação Tunel da Mancha-Londres — em engenharia, projeto e no trabalho de meio ambiente na linha proposta, na região de Midlands. Na segunda fase a linha se bifurca, indo até Manchester e Leeds.
Na primeira fase, até Birmingham, a linha terá 230 km, dos quais 127 km em túneis ou cortes e 64 km em viaduto ou aterro. Será construída para permitir velocidades até 400 km/h, limite previsível para a tecnologia de alta velocidade em 2026, data prevista para o início da operação. O custo está estimado entre £ 15 e 17 bilhões (US$ 23 a 27 bilhões). A linha permitirá o tráfego de trens de carga durante a noite.
Alison Munro, Chefe-Executiva da HS2, disse: Agora que a HS2 está em pé e em operação, é hora de trazer novas pessoas a bordo; estou muito satisfeita em receber a CH2M Hill como nossa parceira de desenvolvimento para a nova fase desse projeto tão animador – agora, seremos capazes de seguir em frente sem atrasos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O compromisso significa que teremos gerentes de projeto de nível mundial e especialistas técnicos trabalhando lado a lado conosco para entregar as obras de projeto, engenharia e meio ambiente necessárias para o projeto híbrido. Eles trarão, principalmente, sua experiência com a obra na HS1 (Canal da Mancha-Londres) e na Crossrail, dois grandes projetos de infraestrutura do Reino Unido que possuem relevância direta com a nossa obra.
A CH2M Hill gerenciará o projeto das empresas de serviços profissionais que empreenderão a obra de referência do projeto, meio ambiente e terreno para a linha do trem de alta velocidade. A firma também supervisionará vários contratos de serviços profissionais que serão concedidos na concorrência de fevereiro desse ano, e que a HS2 atualmente participa.
A CH2M Hill, empresa de engenharia norte americana, tem cerca de 30 mil empregados, faturamento de 6,3 bilhões de dólares em 2010, e em novembro de 2011 adquiriu o Halcrow Group, que trabalhou na HS1 e no Crossrail, o projeto de expansão e modernização do Metrô de Londres. No Brasil, a Halcrow liderou o consórcio que elaborou o estudo de viablildade do TAV Rio-São Paulo-Campinas.
Seja o primeiro a comentar