As empresas AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários, a Isomec Comércio e Serviços e a MWL Brasil Rodas e Eixos Ferroviários estão concorrendo ao Prêmio RF 2012 na categoria de “Melhor Fabricante de Componentes para Material Rodante”. O prêmio que está na sua 23ª edição é o maior evento social do setor metroferroviário da América Latina.
A seleção das empresas foi realizada pela redação da Revista Ferroviária e a votação dos escolhidos será feita por cerca de 30 mil votantes e grandes conhecedores do sistema metroferroviário, compostos por assinantes da Revista Ferroviária, inscritos no site www.revistaferroviaria.com.br e os visitantes da Feira Negócios nos Trilhos.
Os vencedores, nas seis categorias, assim como “O Ferroviário do Ano” e as “Melhores Operadoras de Carga e Passageiros” serão conhecidos e homenageados em jantar a ser realizado no dia 29 de março de 2012, em São Paulo (SP).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As empresas concorrentes na categoria Melhor Fabricante de Componentes para Material Rodante foram selecionadas em função das atividades realizadas em 2011:
• AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários
O desenvolvimento de truques Swing Motion (truque 7”x12” para 32,5 ton/eixo) que permitem uma melhor dinâmica nas curvas e performance das rodas ao longo de sua vida útil, para o vagão GDU; de rodas ferroviárias com aço microligado, que melhoram o desempenho em desgaste das rodas por meio do aumento da dureza, da profundidade de endurecimento e do limite de escoamento e sistema de monitoramento Ionx Edge, que maximiza a visibilidade do ativo com a melhor cobertura para auxiliar no aumento da produtividade e segurança da frota.
• Isomec Comércio e Serviços
Desenvolvimento de uma bancada que reduz em mais de 60% a vibração nos carros do Metrô. Este sempre foi um problema para as operadoras. Recentemente, dois consórcios que reformam os trens do Metrô de São Paulo (IESA e Siemens) solicitou à Isomec um estudo para reduzir a vibração que era passada aos carros pelos compressores. Por cerca de três meses, a empresa estudou em bancada e conseguiu reduzir a vibração em mais de 60% utilizando exclusivamente componentes nacionais. Tecnologia e metodologia de balanceamento do compressor totalmente desenvolvida nas instalações da Isomec.
• MWL Brasil Rodas e Eixos Ferroviários
O transporte de carga no Brasil vem aumentando a carga por eixo e o heavy haul já uma realidade em nossas ferrovias que transportam minério. As rodas ferroviárias convencionais não atendem as necessidades deste setor quanto ao desgaste e fadiga. A MWL Brasil em conjunto com a Unicamp – Universidade Estadual de Campinas desenvolveu a roda microligada com objetivo de atender a área de haevy haul no Brasil e no exterior, abrindo novas portas para seus produtos. Atualmente este produto está em uso na MRS e em teste na Vale.
Com 72 anos de atividades bem-sucedidas, a Revista Ferroviária é a organizadora da Feira e Seminário Negócios nos Trilhos, que acontece anualmente em São Paulo. O evento – considerado o maior da América Latina – está na sua 15ª edição, estando programado para acontecer no período de 6 a 8 de novembro de 2012, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“A Feira Negócios nos Trilhos 2011 foi uma das maiores edições já realizadas. Os 180 expositores, 20% a mais que em 2010, ocuparam 15 mil metros quadrados e receberam mais de 7 mil visitantes de 27 países”, conta Gerson Toller, diretor da Feira.
Seja o primeiro a comentar