A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira em Fortaleza, no Ceará, investimento de R$ 1 bilhão em recursos do Orçamento da União na ampliação do metrô de Fortaleza e outros R$ 1 bilhão serão financiados.
Em cerimônia na estação Virgílio Távora, em Maracanaú, ela afirmou que a ampliação do metrô vai provocar uma “revolução” no transporte de massa.
– Enquanto todos os países ricos tinham metrô, o Brasil não tinha metrô. Uma parte das lideranças desse país considerou que ter metrô é luxo e nós sabemos que não é assim. Uma região metropolitana que cresce precisa ter transporte de massa de qualidade, rápido, seguro e confortável- disse a presidente, após o deslocamento de trem entre as estações Raquel de Queiroz e Virgílio Távora.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Durante a visita, Dilma se deslocou em um vagão fabricado na cidade de Barbalha, no Ceará, o que, segundo ela, demonstra a importância de o Brasil avançar na logística do metrô.
– Eu considero muito importante para o governo federal a construção e a expansão da rede de metrô, porque o Brasil mudou. O governo federal tem que ajudar os governos estaduais a transformar a vida urbana das médias e grandes cidades – disse a presidente.
Inicialmente, a viagem de Dilma a Fortaleza estava prevista para o último dia 6, mas teve de ser adiada porque a presidenta precisou acompanhar exames médicos da mãe, Dilma Jane.
Dilma deixará o Ceará às 18h20, com destino a Pernambuco, e deve desembarcar na Base Aérea de Recife por volta das 19h30. Na capital pernambucana, ela participará da inauguração de 480 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Seja o primeiro a comentar