A Valec vai fechar um acordo de cooperação com uma estatal ferroviária da Alemanha para colocar em operação o novo modelo de transporte de cargas do país. O novo sistema rompe com a exclusividade de trechos concedidos à iniciativa privada e abre espaço para múltiplas empresas contratarem o chamado direito de passagem.
Os detalhes da parceria estão sendo fechados com a Deutsche Bundesbahn. Representantes da estatal alemã já estiveram em Brasília para tratar do assunto. Procuramos o Ministério das Relações Exteriores para nos ajudar a firmar esse acordo. A Deutsche Bundesbahn dará suporte para implementação e acompanhamento dessa operação aberta. Vamos desenhar o modelo juntos, para depois licitar os trechos, afirmou ao Valor o presidente da Valec, José Eduardo Castello.
O objetivo da Valec é oferecer as primeiras concessões da Ferrovia Norte-Sul já ainda no segundo semestre deste ano. Até junho serão concluídas as obras de um trecho de 855 quilômetros de extensão, entre as cidades de Palmas (Tocantins) e Anápolis (Goiás). Criticado pelas empresas do setor ferroviário, o modelo aberto de concessão vai exigir a negociação direta com empresas que, até então, tem o controle de tráfego das ferrovias. Na própria Ferrovia Norte-Sul, o trecho da malha que chega ao litoral do Maranhão e que está em operação foi concedida em 2007 para a Vale.
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A previsão da própria Valec é de que a segunda etapa de obras para a Ferrovia Norte-Sul – entre Anápolis (GO) e Estrela D’Oeste (SP) – seja concluída até julho de 2014.
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